20/07 - Dia da/o/e Amiga/o/e - Malunga/o/e


O Dia do Amigo é comemorado em 20 de julho no Brasil - apesar de a data também ser lembrada em 30 de julho, Dia Internacional da Amizade, em algumas ocasiões. A data é comemorada oficialmente no calendário de alguns locais, como Belo Horizonte e a cidade e o Estado do Rio de Janeiro.

"O Dia do Amigo foi instituído em Buenos Aires, na Argentina, e a partir daí foi gradualmente adotado em outras partes do mundo", informa a justificativa da lei nº 5.146, de 7 de janeiro de 2010, que institui o Dia do Amigo no Rio. "A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Ele se inspirou na chegada do homem à Lua, em 20 de julho de 1969, considerando a conquista não comente uma vitória científica, como também uma oportunidade de se fazer amigos em outra parte do universo", prossegue o texto.

Febbraro, que também é professor de psicologia, filosofia e músico, chegou a escrever mais de mil cartas e enviá-las para diversas cidades argentinas propondo a criação do Dia do Amigo, celebrado pela primeira vez em 1970.

A iniciativa deu certo e em 1979 o governo argentino criou oficialmente o Dia do Amigo, já que havia alguns anos que os restaurantes e bares ficavam lotados com amigos por conta da data. O fato também movimentava o comércio.

Nas décadas seguintes, a data foi abrangendo outros lugares. O Uruguai adotou o Dia do Amigo ainda nos anos 1970, Peru e México em 1980, e no Brasil a ideia chegou com mais força nos anos 1990.

Dia Internacional da Amizade

A Organização das Nações Unidas (ONU ), por sua vez, comemora o Dia Internacional da Amizade em 30 de julho. A data foi proclamada durante a assembleia geral da organização em 2011, com o intuito de que a amizade entre povos, países, culturas e indivíduos pode inspirar esforços pela paz e construir ligações mais fortes entre comunidades.


Ao pensar a história afrodescendente e nas palavras amigo, amiga, amige ou amizade, chegamos no conceito malungo, registrada por Nei Lopes como:

S.m.(1) Companheiro, camarada.(2) Nome com que os escravizados africanos tratavam seus companheiros de infortúnio no navio negreiro.(3) Irmão de criação (BH) – A etimologia tradicionalmente aceita prende-se a vocábulos bantos correspondentes ao português “barco”: o quicongo lingu, o quimbundo ulungu etc. Nascentes faz derivar de um quimbundi “ma’lunga”, camaradas, companheiros, que não confirmamos: conhecemos, sim, no quioco, malunga, pl.de lunga, homem, marido, macho. Interessante analisar também no quicongo: ma-lungu, pl. de lingu, sofrimento, pena, morte, dificuldade; na-lungu, aquele que sofre; e madungu, estrangeiro, pessoa desconhecida. A origem da palavra, então, na segunda acepção poderia estar num cruzamento de todas essas ideias, expresso em algo como “aqueles homens que não se conheciam e que sofreram no mesmo barco (o navio negreiro)”.
Nei Lopes - Novo Dicionário Banto do Brasil: contendo mais de 250 propostas etimológicas acolhidas pelo Dicionário Houaiss. Rio de Janeiro: Pallas, 2003.

Que possamos conviver amigavelmente e que nos momentos difíceis, sejamos malungas/os/es (companheiros/as/es, abrigo, cuidado e proteção) contra o racismo e todas as formas de discriminação.

Na sequência, algumas um carinho musical para quem chegou até aqui.


Canção da América - Milton Nascimento 


Quem tem um amigo (tem tudo) - Emicida

Amigo é Casa - Zélia Duncan e Simone





Comentários