Semana Nacional da Educação Infantil - Dia de Dengos e Cafunés - 5ª edição




“É significativo para o desenvolvimento humano, para a formação da personalidade e aprendizagem. Nos primeiros anos de vida, os espaços coletivos educacionais que a criança pequena frequenta são privilegiados para promover a eliminação de toda e qualquer forma de preconceito, discriminação e racismo. As crianças deverão ser estimuladas desde muito pequenas a se envolverem em atividades que conheçam, reconheçam e valorizem a importância dos diferentes grupos étnico-raciais na construção da história e da cultura brasileiras” (BRASIL, 2009b).

A Secretaria de Educação de Belo Horizonte, por ocasião da Semana Nacional da Educação Infantil, convida às instituições de Educação Infantil da rede própria e parceira a participar da V edição do Dia de Dengos e Cafunés.

O Dia de Dengos e Cafunés é uma ação de mobilização a ser desenvolvida pelas instituições, junto com a comunidade escolar. A ideia é contribuir para o engajamento das crianças, famílias e profissionais da Educação em dinâmicas escolares e comunitárias que promovam vivências nas quais as diferenças sejam experienciadas enquanto características de pertencimento e não como referências valorativas entre os grupos, para que as crianças de nossa cidade tenham “Uma Infância sem Racismo’.

A comunidade escolar deverá ser convidada a atuar de forma propositiva neste movimento - que busca favorecer a coexistência e a convivialidade nas instituições educacionais - desenvolvendo e divulgando ações e atividades de interação das crianças com as culturas africanas, afro-brasileiras, indígenas, quilombolas e/ou ciganas. 

Cada instituição pode aderir à ação mobilizando-se, mobilizando as suas redes e desenvolvendo ideias, iniciativas e projetos que possibilitem a comunidade escolar acessar a cultural local e ampliar os conhecimentos sobre o patrimônio cultural e histórico da cidade, do estado e do país. Se houverem crianças estrangeiras ou de famílias estrangeiras matriculadas na instituição, esta será uma excelente oportunidade para a promoção de interações culturais, que contemplem as nacionalidades presentes na comunidade. Os aspectos afetivos da relação da criança com as/os adultas/os, entre elas mesmas e com a comunidade escolar devem ser sempre considerados e potencializados.

Em 2019, por ocasião do 5º ano da Década Internacional dos Afrodescendentes, o Dia de Dengos e Cafunés será em homenagem à Professora Azoilda Loretto da Trindade.

Azoilda Loretto da Trindade

Professora , cursou Pedagogia e Psicologia, fez Mestrado em Educação, na Fundação Getúlio Vargas, e tornou-se Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ. 

Ativista da luta contra o racismo, tornou-se uma referência na educação das relações raciais. Contribuiu com a Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte realizando e participando de atividades formativas em várias ocasiões. É oportuno destacar a sua atuação como coordenadora pedagógica no projeto A Cor da Cultura, que deixou como legado para muitas instituições da Rede, o Kit “A Cor da Cultura”. 

Textos da Profª Azoilda Loretto Trindade 

O racismo no cotidiano escolar. Dissertação de mestrado. Fundação Getúlio Vargas, 1994. Disponível em 

Um intelectual brasileiro educado para o mando: uma conversa com Milton Santos – Entrevista realizada por Azoilda Loretto da Trindade e Katia Santos . Disponível em

Proposta pedagógica “Documentário: Africanidades Brasileiras e Educação” - Acessado em:

Como organizar o Dia de Dengos e Cafunés?


Ao homenagear Azoilda, apresentamos algumas propostas para que este seja um dia para falar e viver a cooperação, a convivialidade, a musicalidade, o respeito, a afetividade, o autocuidado, com muitas brincadeiras, vivências e experiências que promovam memórias afetivas, paz e bem viver coletivos.



É importante criar estratégias para reunir as crianças, a equipe de trabalho, o colegiado, as famílias e/ou os parceiras/os da instituição para planejar e desenvolver ações que consigam atingir a comunidade escolar e que tenham o potencial para influenciar positivamente as relações interpessoais na instituição.

Procure envolver as famílias, as/os vizinhas/os, lideranças, mestras/es de capoeira, trançadeiras, quituteiras/os, contadoras/es de histórias da comunidade nas ações que forem desenvolvidas pela instituição. Para tal, pode-se dar prioridade para as referências culturais do território no qual a escola ou creche está inserida.

Caso seja seguro, viável e com a prévia autorização da família,as crianças poderão visitar - junto com a professora ou professor - os quintais das casas no entorno ou conhecer os espaços da comunidade, onde são organizadas festas e manifestações culturais.

O que a instituição pode fazer, junto com as crianças, famílias e comunidade,
 para marcar o Dia de Dengos e Cafunés?

Sugestões de Atividades

Rodas de conversa ou vivências com as famílias e/ou profissionais da Educação para experimentar, conversar e/ou orientar sobre: 
- A importância da autoimagem positiva para as crianças.
- Cabelo ruim não existe. Ruim é o racismo - Cafunés, tranças, penteados e muito dengo nas escolas e creches
- Como lidar com situações de discriminação, que ocorrerem na instituição.
- A importância da comunidade escolar no processo educativo das crianças.
- Degustação de pratos de origem africana, afro-brasileira e indígena.

Painel cultural, feito pelas crianças, que apresente a comunidade; quintais, hortas, grafites, grupos de dança, poetas, trançadeiras, mestres e mestras e/ou grupos culturais,artistas e referências da comunidade.

Painel de textos e/ou publicações que apresentem citações, poemas e fotografias relevantes para promoção da igualdade racial.

Exposição de pôsteres produzidos junto com as famílias com o foco na promoção da igualdade racial, nas lideranças locais e/ou nas culturas familiares, por exemplo.

Tudo sobre mim - Painel de tecido que apresente as identidades de cada turma, da escola ou da comunidade local ou baseados em um tema ou evento significativo. Cada criança, turma ou família poderá pintar um quadrado de um tecido com representação de si, da família ou da comunidade escolar.

Exposição de artes visuais com os temas: Cinquentenário de Mandela, direitos humanos, famílias da comunidade, mestres da cultura popular da comunidade.

Sessão de filmes, músicas, contação de histórias relacionadas às culturas africanas, afro-brasileiras, afrodescendentes e indígenas. 
Sugestões:
Mc Soffia - Menina Pretinha 

Elis Mc - Vem dançar com a Elis


Sessão de vídeo-debate para as famílias e/ou funcionários.

Sessão de leitura literária e contação de história com livros do Kit de Literatura Afro-brasileira e/ou do Kit a Cor da Cultura.

Oficinas de: capoeira, danças, culinária e brincadeiras africanas, afro-brasileiras ou indígenas.

Exposição de artefatos culturais, tais como instrumentos musicais, quadros, esculturas, brinquedos, entre outros.

Museu das Crianças - exposição de objetos nos quais as crianças identifiquem suas famílias, seu personagem ou lugar favorito na comunidade, etc.

Produção da boneca Abayomi.Para acessar informações sobre a "Abayomi", assista o vídeo:

Para acessar mais informações sobre o Dia de Dengos e Cafunés, clique aqui

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