Escola Municipal Florestan Fernandes promove V Concurso do Cabelo Crespo e Cacheado

A Escola Municipal Florestan Fernandes promoveu no dia 18 de maio, o V Concurso do Cabelo Crespo e Cacheado. O objetivo do concurso é a elevação da autoestima dos alunos e o combate a todas as formas de preconceito.

De acordo com a coordenação da escola, o evento não tratou propriamente de uma disputa, mas de uma grande celebração da identidade negra. Além disso, a ação não se resumiu apenas a um desfile, ocorreram, também, discussões acerca da estética e do racismo, bem como uma série de atividades afirmativas para a promoção da igualdade, por meio de palestras, rodas de conversa e um dia da beleza voltado para os cuidados dos cabelos crespos e cacheados.
O concurso se dividiu em diversas categorias entre o público feminino e masculino, adulto e infantil, com a participação dos estudantes e membros da comunidade. A premiação para os vencedores foi um álbum de fotografias de qualidade profissional.


Desde a primeira edição, em 2015, o evento tem registrado crescimento no número de participantes, com cobertura da imprensa, e o mais importante: cada vez mais crianças e adolescentes assumem suas características negras e se orgulham delas.

Foi uma experiência muito exitosa que tem cada dia mais atraído a atenção dos alunos e de toda a comunidade, inclusive de alunos que são matriculados na escola, mas moram em outras comunidades.


O diretor da Escola Municipal Florestan Fernandes, Flávio Anselmo, explicou que “após essa ação, os alunos conseguiram assumir melhor e com orgulho suas identidades e diminuiu muito, praticamente anulou a questão da discriminação do cabelo crespo e cacheado, houve uma grande aceitação e gerou mais cuidado com os cabelos. Houve também a participação da Escola Municipal de Ensino Infantil Solimões, que apesar de sua emancipação da escola, fez questão de participar do evento, devido à aceitação dos alunos.





Comentários