Escola Municipal Marlene Pereira Rancante conecta leitura e combate ao racismo com Projeto LiterAfro


A Escola Municipal Marlene Pereira Rancante, regional Pampulha, começa a executar em abril o “Projeto LiterAFRO: Literatura, História e Relações Étnico-raciais em conexão”. O projeto tem como objetivos fomentar a leitura, o uso da biblioteca, contribuir para o combate ao racismo e para a formação de valores que possibilitem o respeito ao outro e às diferenças. Estão envolvidos nele a direção, coordenação pedagógica, professores do ensino regular e do Atendimento Educacional Especializado (AEE), profissionais da biblioteca, estudantes do 1º, 2 º e 3º ciclos do Ensino Fundamental dos turnos da manhã e tarde, bem como os que frequentam o AEE. A escola, que realiza desde 2015, o Projeto Afro ganha a possibilidade de trabalhar, intencionalmente, a educação das relações étnico-raciais ao longo de todo o ano letivo.

O LiterAfro, por meio da literatura e da história, propõe também o resgate histórico da contribuição do negro na construção e formação da sociedade brasileira, a produção de conhecimentos e desenvolvimento de atitudes, posturas e valores que primem pela pluralidade étnico-racial, pela valorização das diferenças e das várias identidades presentes no ambiente escolar”, explica o professor de História e coordenador geral do projeto, Sidnei Marinho de Souza.

Metodologia

Os professores de Língua Portuguesa, Literatura, História e os demais participantes do projeto serão responsáveis por fomentar a leitura, a escrita e discussão das relações étnico-raciais, com suas turmas, a partir da literatura. As obras literárias a serem trabalhadas no primeiro momento foram definidas em encontros com os professores, assim como as estratégias metodológicas e atividades que serão utilizadas.

Entre as atividades, estão previstas a realização de um Sarau Literário a partir das produções dos estudantes e a edição de um livro com essas produções. Um painel de divulgação do Projeto LiterAfro/2018 será fixado na entrada da escola com o objetivo de divulgação para a comunidade escolar. Na biblioteca ficarão disponíveis os materiais necessários às pesquisas, que serão incentivadas pelos professores, à contação de histórias (que também serão feitas pelos profissionais desse espaço) e às leituras suplementares e espontâneas dos estudantes. Para isto foi organizado um cantinho com literatura infanto-juvenil que contribua com a temática focada.

Formação de professores

Além da formação que as discussões no coletivo da escola proporcionam, os profissionais envolvidos foram convidados a participarem do Grupo de Estudos em Relações Étnico-raciais da Regional Pampulha da Secretaria Municipal de Educação (SMED).
Fonte: Intranet/SMED/PBH

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