-->
08:00h – Inscrições, distribuição de pastas e da programação
08:30h – Abertura: Diretor da FALE, Coordenadora do Pós-Lit., Coordenador do NEIA, Coordenadora do evento.
Intervalo para almoço
Leituras da violência nos contos de Lygia Fagundes Telles – Prof. Carlos Magno Gomes (UFSE). Local: Auditório 1007
O conto brasileiro contemporâneo de autoria feminina– Profas. Maria do Rosário Alves Pereira (UFMG) e Iara Barroca (UFV). Local: sala 2007
Escritoras (Afro) Brasileiras: silenciamento, diálogo e autonomia – Profas. Aline Arruda (IFSULDEMINAS/UFMG) e Elisângela Lopes (UFMG/PUC-Minas). Local: sala 3001
19 de abril de 2013 – Sexta-feira
08:00h às 09:30h – Mesa temática sobre Rachel de Queiroz
Local: Auditório 2001
Coordenação: Cecília Cunha (UFSC)
Rachel de Queiroz e as contradições do feminino – entre a independência e a conformação – Osmar Pereira Oliva (Unimontes)
As duas Marias. A personagem feminina na obra teatral de Rachel de Queiroz – Giulia Manera (Université Paris Ouest Nanterre La Défense – França)
As mulheres de ‘papel’, em O quinze, de Rachel de Queiroz – Sandra Cristina Medeiros (PUC-RJ) e Carla Machado (UFJF)
A trajetória de Rachel de Queiroz pela imprensa brasileira – Laile Ribeiro de Abreu (UFMG).
Intervalo para o almoço
Leiturasda violência nos contos de Lygia Fagundes Telles – Prof. Carlos Magno Gomes (UFSE). Local: Auditório 1007
O conto brasileiro contemporâneo de autoria feminina – Profas. Maria do Rosário Alves Pereira (UFMG) e Iara Barroca (UFV). Local: sala 2007
Escritoras (Afro) Brasileiras: silenciamento, diálogo e autonomia – Profas. Aline Arruda (IFSULDEMINAS/UFMG) e Elisângela Lopes (UFMG/PUC-Minas). Local: sala 3001
Intervalo
Local: Auditório 2001
09:00h às 10:30h –Depoimento da escritora Elizete Lisboa
Coordenação: Vera Godoi (UNA/UFMG)
Sessão de autógrafos
Sorteio de livros
Encerramento.
CONVIDAMOS TODOS A PARTICIPAREM DO V COLÓQUIO. DESTACAMOS A PARTICIPAÇÃO DE ROSÁLIA DIOGO, MEMBRO DA EQUIPE DO NÚCLEO QUE FARÁ UMA COMUNICAÇÃO SOBRE A LITERATURA DA ESCRITORA AFRICANA PAULINA CHIZIANE
Programação
18 de abril de 2013 –
Quinta-feira
Local: Auditório 1007
Local: Auditório 1007
08:00h – Inscrições, distribuição de pastas e da programação
08:30h – Abertura: Diretor da FALE, Coordenadora do Pós-Lit., Coordenador do NEIA, Coordenadora do evento.
08:45h às 09:30h – Conferência:
labirintos, redemoinhos e sorvedouros nos contos de Lygia Fagundes
Telles
Conferencista: Profa. Dra. Maria José Somerlate Barbosa (Univ. Iowa/EUA)
Coordenação: Profa. Dra. Constância Lima Duarte (UFMG)
Conferencista: Profa. Dra. Maria José Somerlate Barbosa (Univ. Iowa/EUA)
Coordenação: Profa. Dra. Constância Lima Duarte (UFMG)
Intervalo
10:00h – Mesa de homenagem à
escritora Lygia Fagundes Telles
Coordenação: Maria do Rosário Alves Pereira (UFMG)
Exibição de vídeo sobre Lygia F. Telles
Lygia Fagundes Telles: desde sempre – Maria Inês de Moraes Marreco (UFMG)
As faces da escritora no romance de Lygia Fagundes Telles – Carlos Magno Gomes (UFSE)
Persuasão em ‘Natal na Barca’ e em ‘As formigas’, de Lygia Fagundes Telles – Diva Conceição (USP)
A crítica da mídia em Lygia Fagundes Telles – Marcos Fabrício Lopes da Silva (Faculdade Fortium/JK-Brasília)
Coordenação: Maria do Rosário Alves Pereira (UFMG)
Exibição de vídeo sobre Lygia F. Telles
Lygia Fagundes Telles: desde sempre – Maria Inês de Moraes Marreco (UFMG)
As faces da escritora no romance de Lygia Fagundes Telles – Carlos Magno Gomes (UFSE)
Persuasão em ‘Natal na Barca’ e em ‘As formigas’, de Lygia Fagundes Telles – Diva Conceição (USP)
A crítica da mídia em Lygia Fagundes Telles – Marcos Fabrício Lopes da Silva (Faculdade Fortium/JK-Brasília)
Sorteio de livros.
Intervalo para almoço
14:00h às 15:30h – Sessões
simultâneas de comunicações
Mesa 1: De mulher para mulher:
desafios da imprensa feminina
Local: Auditório 1007
Coordenação: Maria de Fátima Péres (PUC-Minas)
Jornal Mulier e o desafio de fazer um jornalismo feminino diferenciado – Alessandra Muniz (UFJF)
Um passeio com a Jangada – Cecília Cunha (SEE/PI)
Por um feminismo plural: escritos de Lélia Gonzalez no jornal Mulherio – Luana Diana dos Santos (SEE/MG)
Local: Auditório 1007
Coordenação: Maria de Fátima Péres (PUC-Minas)
Jornal Mulier e o desafio de fazer um jornalismo feminino diferenciado – Alessandra Muniz (UFJF)
Um passeio com a Jangada – Cecília Cunha (SEE/PI)
Por um feminismo plural: escritos de Lélia Gonzalez no jornal Mulherio – Luana Diana dos Santos (SEE/MG)
Lúcia Miguel Pereira e a crítica
literária na década de 30 – Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de
Almeida (Unimontes)
Mesa
2: Vozes femininas de além-mar
Local: Auditório 2001
Coordenação: Cláudia Gomes Dias Costa Pereira (UFMG)
De folguedos, barcarolas e nervuras: Bailias, de Catarina Nunes de Almeida – Virgínia Bazzetti Boechat (USP)
Uma leitura do conto ‘A mãe de um rio’, de Agustina Bessa-Luís – Graciele Gonzaga (UFMG)
Literatura e história na obra de Carmen Martín Gaite – Erivelto da Rocha Carvalho (UnB)
Antígona Furiosa: vozes femininas de oposição – Flávia Almeida Vieira Resende (UFMG)
A literatura de Paulina Chiziane e as relações de gênero em Moçambique – Rosalia Estelita Diogo (PUC-Minas)
Local: Auditório 2001
Coordenação: Cláudia Gomes Dias Costa Pereira (UFMG)
De folguedos, barcarolas e nervuras: Bailias, de Catarina Nunes de Almeida – Virgínia Bazzetti Boechat (USP)
Uma leitura do conto ‘A mãe de um rio’, de Agustina Bessa-Luís – Graciele Gonzaga (UFMG)
Literatura e história na obra de Carmen Martín Gaite – Erivelto da Rocha Carvalho (UnB)
Antígona Furiosa: vozes femininas de oposição – Flávia Almeida Vieira Resende (UFMG)
A literatura de Paulina Chiziane e as relações de gênero em Moçambique – Rosalia Estelita Diogo (PUC-Minas)
Mesa 3: Diálogos
transdisciplinares
Local: sala 3051C
Coordenação: Ana Caroline Barreto Neves (UFMG)
Sarraute leitora de Flaubert – Renata de Mello e Renato de Mello (UFMG)
Maryse Condé: uma escritora contemporânea da literatura de autoria feminina negra – Fabiana dos Santos Sousa (UESPI)
Contar sobre um tempo ou quando a linguagem se torna o lugar do homem. Reflexões sobre Herta Müller – Anderson Borges (UFMG)
Aventureira do absoluto – Mércia Procópio (PUC-SP)
Tensões da cidade cosmopolita contemporânea em Dionne Brand: diálogos transdisciplinares – Ricardo Carvalho (UFMG)
Local: sala 3051C
Coordenação: Ana Caroline Barreto Neves (UFMG)
Sarraute leitora de Flaubert – Renata de Mello e Renato de Mello (UFMG)
Maryse Condé: uma escritora contemporânea da literatura de autoria feminina negra – Fabiana dos Santos Sousa (UESPI)
Contar sobre um tempo ou quando a linguagem se torna o lugar do homem. Reflexões sobre Herta Müller – Anderson Borges (UFMG)
Aventureira do absoluto – Mércia Procópio (PUC-SP)
Tensões da cidade cosmopolita contemporânea em Dionne Brand: diálogos transdisciplinares – Ricardo Carvalho (UFMG)
Mesa 4: Subalternidade e memória
na literatura feminina
Local: sala 3002
Coordenação: Maria Lúcia Barbosa (UFMG)
‘Sou anjo e sou mulher’ – Robinson José Resende (UFSJ)
Vozes documentais das mulheres nos textos literários – Helena Ameno e Nilson Silva (PUC-Minas)
E quando as subalternas falam? Subalternidade e Literatura Científica – Tayane Rogéria Lino (UFMG)
Yuxin, uma Penélope tropical na interlíngua da floresta– Domingas Cesário Alvim (UFMG)
Imigração e memória em Amrik, de Ana Miranda – Klarissa Amaral Freitas (UFMG)
Local: sala 3002
Coordenação: Maria Lúcia Barbosa (UFMG)
‘Sou anjo e sou mulher’ – Robinson José Resende (UFSJ)
Vozes documentais das mulheres nos textos literários – Helena Ameno e Nilson Silva (PUC-Minas)
E quando as subalternas falam? Subalternidade e Literatura Científica – Tayane Rogéria Lino (UFMG)
Yuxin, uma Penélope tropical na interlíngua da floresta– Domingas Cesário Alvim (UFMG)
Imigração e memória em Amrik, de Ana Miranda – Klarissa Amaral Freitas (UFMG)
Mesa 5: Nas bordas da
linguagem
Local: sala 4079
Coordenação: Imaculada Nascimento (UFMG)
Ana Plácido e Maria Ribeiro à luz de Machado de Assis – Alex Sander Luiz Campos (UFMG)
Voluptuosamente, eros: uma leitura da poesia simbolista – Giovana Soalheiro (PUC-Minas)
Infância e poesia em diálogo: a primeira lição da literatura infanto-juvenil brasileira na perspectiva de Zalina Rolim – Rita de Cássia Silva Dionísio (Unimontes)
A voz da crítica na produção de Henriqueta Lisboa – Carla Francine da Silva Reis (UNESP)
Local: sala 4079
Coordenação: Imaculada Nascimento (UFMG)
Ana Plácido e Maria Ribeiro à luz de Machado de Assis – Alex Sander Luiz Campos (UFMG)
Voluptuosamente, eros: uma leitura da poesia simbolista – Giovana Soalheiro (PUC-Minas)
Infância e poesia em diálogo: a primeira lição da literatura infanto-juvenil brasileira na perspectiva de Zalina Rolim – Rita de Cássia Silva Dionísio (Unimontes)
A voz da crítica na produção de Henriqueta Lisboa – Carla Francine da Silva Reis (UNESP)
Intervalo
16:00h às 17:30h – Sessões
simultâneas de comunicações
Mesa 6: Múltiplos olhares na
escrita feminina estrangeira
Local: auditório 1007
Coordenação: Renato de Mello (UFMG)
Assassinas cegas de si mesmas; um olhar sobre as irmãs em The Blind Assassin – Alexandra Gabbard (UFMG)
Metaficção em O ano do dilúvio, de Margaret Atwood – Melissa de Sá (UFMG)
A. S. Byatt e a beleza dos resíduos – Claudia Maia (UFMG)
Personagens femininas nikkeis nas obras de Laura Honda-Hasegawa e Karen Tei Yamashita – Marta Matsue Yamamoto Otenio (UNESP/Assis)
Joyce Mansour: um corpo que queima, uma voz que grita – Bruna Ferraz e Bianka de Andrade Ferraz (UFMG)
Local: auditório 1007
Coordenação: Renato de Mello (UFMG)
Assassinas cegas de si mesmas; um olhar sobre as irmãs em The Blind Assassin – Alexandra Gabbard (UFMG)
Metaficção em O ano do dilúvio, de Margaret Atwood – Melissa de Sá (UFMG)
A. S. Byatt e a beleza dos resíduos – Claudia Maia (UFMG)
Personagens femininas nikkeis nas obras de Laura Honda-Hasegawa e Karen Tei Yamashita – Marta Matsue Yamamoto Otenio (UNESP/Assis)
Joyce Mansour: um corpo que queima, uma voz que grita – Bruna Ferraz e Bianka de Andrade Ferraz (UFMG)
Mesa 7: Poéticas da literatura
feminina contemporânea
Local: Auditório 2001
Coordenação: Cláudia de Jesus Maia (Unimontes)
Sombras do cristianismo em Sudário, de Guiomar de Grammont – Osmar Pereira Oliva (Unimontes)
(Re)configurações do mito em “Onde os oceanos se encontram”, de Marina Colasanti – Juan Filipe Stacul (PUC-Minas)
O labirinto literário de Maria Esther Maciel: uma leitura de O livro dos nomes no contexto contemporâneo– Umbelina da Conceição Medeiros (Unimontes)
Entre cenários de violência, risos de espanto e ira: Cecília Gianetti, Veronica Stigger e Ana Paula Maia – Maria Fernanda Garbero de Aragão (UFRJ)
O berro de Tereza Albués – Henrique Roriz Aarestrup Alves (UEMT)
Local: Auditório 2001
Coordenação: Cláudia de Jesus Maia (Unimontes)
Sombras do cristianismo em Sudário, de Guiomar de Grammont – Osmar Pereira Oliva (Unimontes)
(Re)configurações do mito em “Onde os oceanos se encontram”, de Marina Colasanti – Juan Filipe Stacul (PUC-Minas)
O labirinto literário de Maria Esther Maciel: uma leitura de O livro dos nomes no contexto contemporâneo– Umbelina da Conceição Medeiros (Unimontes)
Entre cenários de violência, risos de espanto e ira: Cecília Gianetti, Veronica Stigger e Ana Paula Maia – Maria Fernanda Garbero de Aragão (UFRJ)
O berro de Tereza Albués – Henrique Roriz Aarestrup Alves (UEMT)
Mesa 8: Representações de
gênero
Local: sala 3051C
Coordenação: Maria do Socorro Vieira Coelho (UFMG/Unimontes)
As relações de gênero na obra Jeannette, de Amélia Beviláqua – Adelino Frazão (UESPI)
Jane Austen, escritora conservadora ou liberal – ou os dois? – Adriana Zardini (CEFET-MG)
A criação de personagens masculinas sob a ótica feminina em Orgulho e preconceito, de Jane Austen – Amílcar Figueroa Peres dos Santos (CEFET-MG)
A representação do feminino no poema ‘A mulher adormecida’, de Cecília Meireles – Roberta Donega Silva (UNESP)
Figurações do feminino na poética de Cecília Meireles – Nathalia de Aguiar Ferreira Campos (UFMG)
Local: sala 3051C
Coordenação: Maria do Socorro Vieira Coelho (UFMG/Unimontes)
As relações de gênero na obra Jeannette, de Amélia Beviláqua – Adelino Frazão (UESPI)
Jane Austen, escritora conservadora ou liberal – ou os dois? – Adriana Zardini (CEFET-MG)
A criação de personagens masculinas sob a ótica feminina em Orgulho e preconceito, de Jane Austen – Amílcar Figueroa Peres dos Santos (CEFET-MG)
A representação do feminino no poema ‘A mulher adormecida’, de Cecília Meireles – Roberta Donega Silva (UNESP)
Figurações do feminino na poética de Cecília Meireles – Nathalia de Aguiar Ferreira Campos (UFMG)
Mesa 9: Uma nova poética: a
crônica de autoria feminina
Local: sala 3002
Coordenação: Luana Diana dos Santos (SEE/MG)
Escritas poéticas do cotidiano: uma análise de "A descoberta do mundo", de Clarice Lispector – Vivian Rezende Jatobá (UnB)
Carta ao Rio: a escrita cronística de Maria Clara – Maria Alciene Neves (UFAL)
O Trapeiro de Buenos Aires: representação de gênero e feminismo na produção jornalística de Alfonsina Storni – Aline Aparecida dos Santos Silva (UFSJ)
O tráfico sexual de mulheres: realidade e fato – Ana Cristina Botelho (UFSJ)
Local: sala 3002
Coordenação: Luana Diana dos Santos (SEE/MG)
Escritas poéticas do cotidiano: uma análise de "A descoberta do mundo", de Clarice Lispector – Vivian Rezende Jatobá (UnB)
Carta ao Rio: a escrita cronística de Maria Clara – Maria Alciene Neves (UFAL)
O Trapeiro de Buenos Aires: representação de gênero e feminismo na produção jornalística de Alfonsina Storni – Aline Aparecida dos Santos Silva (UFSJ)
O tráfico sexual de mulheres: realidade e fato – Ana Cristina Botelho (UFSJ)
Mesa 10: Diversidade e memória em
escrituras femininas
Local: sala 4079
Coordenação: Aline Alves Arruda (IFSULDEMINAS/UFMG)
A expressão e a linguagem carnalizada de Maura Lopes Cançado em Hospício é deus – Márcia Moreira Custódio (Unimontes)
Feminino negro na literatura e no cinema: os escritos e a história de Carolina Maria de Jesus – Conceição de Maria Ferreira Silva (UnB)
Autoria e Memória em Histórias dos Índios Aikewára, de Murué Suruí – Maria Adriana da Silva Azevedo (UNAMA)
A topografia íntima de Elizabeth Bishop – Leandro Soares da Silva (UFMG)
A Antologia de poesia portuguesa erótica e satírica, de Natalia Correia: um empenho memorialístico e autoral – Paulo Roberto Barreto Caetano (UFMG)
Local: sala 4079
Coordenação: Aline Alves Arruda (IFSULDEMINAS/UFMG)
A expressão e a linguagem carnalizada de Maura Lopes Cançado em Hospício é deus – Márcia Moreira Custódio (Unimontes)
Feminino negro na literatura e no cinema: os escritos e a história de Carolina Maria de Jesus – Conceição de Maria Ferreira Silva (UnB)
Autoria e Memória em Histórias dos Índios Aikewára, de Murué Suruí – Maria Adriana da Silva Azevedo (UNAMA)
A topografia íntima de Elizabeth Bishop – Leandro Soares da Silva (UFMG)
A Antologia de poesia portuguesa erótica e satírica, de Natalia Correia: um empenho memorialístico e autoral – Paulo Roberto Barreto Caetano (UFMG)
17:30h às 18:30h – Minicursos
Leituras da violência nos contos de Lygia Fagundes Telles – Prof. Carlos Magno Gomes (UFSE). Local: Auditório 1007
O conto brasileiro contemporâneo de autoria feminina– Profas. Maria do Rosário Alves Pereira (UFMG) e Iara Barroca (UFV). Local: sala 2007
Escritoras (Afro) Brasileiras: silenciamento, diálogo e autonomia – Profas. Aline Arruda (IFSULDEMINAS/UFMG) e Elisângela Lopes (UFMG/PUC-Minas). Local: sala 3001
Intervalo
19:00h às 20:15h - Conferência:
Malditas e insubordinadas: a solteirona na literatura e em outros
discursos
Local: Auditório 2001
Conferencista: Cláudia de Jesus Maia (Unimontes)
Coordenação: Maria José Somerlate Barbosa (Univ. de Iowa- EUA)
Conferencista: Cláudia de Jesus Maia (Unimontes)
Coordenação: Maria José Somerlate Barbosa (Univ. de Iowa- EUA)
20:30h às 22:00h – Mesa de
homenagem à escritora Lygia Fagundes Telles
Coordenação: Osmar Pereira Oliva (Unimontes)
Exibição de vídeo sobre a escritora.
Encontros e despedidas: representações de gênero no romance As Meninas, de Lygia Fagundes Telles – Maximiliano Torres (UFRJ)
Representações da memória e da família em Lygia Fagundes Telles – Suênio Campos de Lucena (UNEB)
O corpo envelhecido: uma leitura de ‘Apenas um saxofone’, de Lygia Fagundes Telles – Maria do Rosário Alves Pereira (UFMG)
Coordenação: Osmar Pereira Oliva (Unimontes)
Exibição de vídeo sobre a escritora.
Encontros e despedidas: representações de gênero no romance As Meninas, de Lygia Fagundes Telles – Maximiliano Torres (UFRJ)
Representações da memória e da família em Lygia Fagundes Telles – Suênio Campos de Lucena (UNEB)
O corpo envelhecido: uma leitura de ‘Apenas um saxofone’, de Lygia Fagundes Telles – Maria do Rosário Alves Pereira (UFMG)
Sorteio de livros
19 de abril de 2013 – Sexta-feira
08:00h às 09:30h – Mesa temática sobre Rachel de Queiroz
Local: Auditório 2001
Coordenação: Cecília Cunha (UFSC)
Rachel de Queiroz e as contradições do feminino – entre a independência e a conformação – Osmar Pereira Oliva (Unimontes)
As duas Marias. A personagem feminina na obra teatral de Rachel de Queiroz – Giulia Manera (Université Paris Ouest Nanterre La Défense – França)
As mulheres de ‘papel’, em O quinze, de Rachel de Queiroz – Sandra Cristina Medeiros (PUC-RJ) e Carla Machado (UFJF)
A trajetória de Rachel de Queiroz pela imprensa brasileira – Laile Ribeiro de Abreu (UFMG).
08:00h às 09:30h – Mesa temática
sobre Carolina Maria de Jesus
Local: Auditório 2003
Coordenação: Eduardo de Assis Duarte (UFMG)
A escrita arqueológica de Carolina Maria de Jesus em Meu estranho diário – Aline Arruda (IFSULDEMINAS/UFMG)
Feminino negro na literatura e no cinema: os escritos e a história de Carolina Maria de Jesus – Conceição de Maria Ferreira Silva (UnB)
Do quarto de despejo, a poesia de Carolina Maria de Jesus – Amanda Crispim Ferreira (UFMG)
Local: Auditório 2003
Coordenação: Eduardo de Assis Duarte (UFMG)
A escrita arqueológica de Carolina Maria de Jesus em Meu estranho diário – Aline Arruda (IFSULDEMINAS/UFMG)
Feminino negro na literatura e no cinema: os escritos e a história de Carolina Maria de Jesus – Conceição de Maria Ferreira Silva (UnB)
Do quarto de despejo, a poesia de Carolina Maria de Jesus – Amanda Crispim Ferreira (UFMG)
09:45h às 10:30h – Mesa de
homenagem à escritoraLygia Fagundes Telles
Local: Auditório 2001
Coordenação: Imaculada Nascimento (UFMG)
Lygia Fagundes Telles revisita Machado de Assis: diálogos literários a partir de ‘Missa do Galo’ – Letícia Carvalho (IFE-ES)
Marcas da ficção de Lygia Fagundes Telles – Josye Gonçalves Ferreira (Unimontes)
Representações sociais, gênero e homossexualidade e história nas obras literárias de Lygia Fagundes – Viviane Caminhas Santana (Unimontes)
Olhares sobre o tempo e o corpo em As horas nuas, de Lygia Fagundes Telles – Laís Oliveira (UFSJ)
Recordação e identidade em Becos da Memória, de Conceição Evaristo – Margarete Aparecida de Oliveira (UFMG)
Local: Auditório 2001
Coordenação: Imaculada Nascimento (UFMG)
Lygia Fagundes Telles revisita Machado de Assis: diálogos literários a partir de ‘Missa do Galo’ – Letícia Carvalho (IFE-ES)
Marcas da ficção de Lygia Fagundes Telles – Josye Gonçalves Ferreira (Unimontes)
Representações sociais, gênero e homossexualidade e história nas obras literárias de Lygia Fagundes – Viviane Caminhas Santana (Unimontes)
Olhares sobre o tempo e o corpo em As horas nuas, de Lygia Fagundes Telles – Laís Oliveira (UFSJ)
Recordação e identidade em Becos da Memória, de Conceição Evaristo – Margarete Aparecida de Oliveira (UFMG)
09:45h às 10:30h – Mesa temática
sobre Conceição Evaristo
Local: Auditório 2003
Coordenação: Marcos Alexandre (UFMG)
Poéticas de dessubaltenização do imaginário negro-feminino em três poemas de Conceição Evaristo – Elizabete Nascimento (UCM–RJ)
Um canto à maternidade: Eu-Mulher, de Conceição Evaristo – Denise Rocha (UFSCar-SP)
Oralidade e memória em Ponciá Vicêncio e mineiridade de Conceição Evaristo – Rilza Toledo (FUPAC VRB/UBÁ)
Local: Auditório 2003
Coordenação: Marcos Alexandre (UFMG)
Poéticas de dessubaltenização do imaginário negro-feminino em três poemas de Conceição Evaristo – Elizabete Nascimento (UCM–RJ)
Um canto à maternidade: Eu-Mulher, de Conceição Evaristo – Denise Rocha (UFSCar-SP)
Oralidade e memória em Ponciá Vicêncio e mineiridade de Conceição Evaristo – Rilza Toledo (FUPAC VRB/UBÁ)
Intervalo
10:45h às 12:00 – Depoimento da
Escritora Natalina Jardim
Local: Auditório 2001
Coordenação: Maria Inês de Moraes Marreco (UFMG)
Local: Auditório 2001
Coordenação: Maria Inês de Moraes Marreco (UFMG)
Sorteio de livros
Intervalo para o almoço
14:00h às 15:30h – Sessões
simultâneas de comunicações
Mesa 11: Diálogos:escritoras
africanas e afro-brasileiras
Local: Auditório 1007
Coordenação: Maximiliano Torres (UFRJ)
Bissau entre o Djamu e o Tchintchor sob os olhares e cantares de Odete Semedo – Roberta Alves (PUC-Minas)
Armadilhas do olhar: a política do corpo em Isabel Ferreira – Franciane Conceição da Silva (UFV).
Escrita literária e ativismo: breve estudo sobre Cidinha da Silva, Miriam Alves e Ana Maria Gonçalves – Adelcio de Sousa Cruz (UFV)
Memórias e resgate da cultura afro-brasileira em Ana Cruz – Bruna Carla dos Santos (PUC-Minas)
A casa da memória: uma leitura de Sinfonia em Branco, de Adriana Lisboa – Andréia Araújo
Local: Auditório 1007
Coordenação: Maximiliano Torres (UFRJ)
Bissau entre o Djamu e o Tchintchor sob os olhares e cantares de Odete Semedo – Roberta Alves (PUC-Minas)
Armadilhas do olhar: a política do corpo em Isabel Ferreira – Franciane Conceição da Silva (UFV).
Escrita literária e ativismo: breve estudo sobre Cidinha da Silva, Miriam Alves e Ana Maria Gonçalves – Adelcio de Sousa Cruz (UFV)
Memórias e resgate da cultura afro-brasileira em Ana Cruz – Bruna Carla dos Santos (PUC-Minas)
A casa da memória: uma leitura de Sinfonia em Branco, de Adriana Lisboa – Andréia Araújo
Mesa 12: Gênero e corpo
feminino
Local: sala 3001
Coordenação: Iara Christina Silva Barroca (UFV)
A influência do feminismo na obra My father had a daughter: Judith Shakespeare’s Tale de Grace Tiffany – Aurea Santos (UESPI)
Borboletas e arranha-céus: picturalidade e visualidade em Clara and Mr. Tiffany – Miriam Vieira (UFMG)
O confinamento do corpo feminino nas obras Without a name e Butterfly burning, de Yvonne Vera – Maria Elizabeth Souto Maior Mendes (UFPA)
A formação de uma mulher de letras em Meu amigo Marcel Proust Romance – Tatiana Sena(UFMG)
A figura do vampiro em obras de escritoras do final do século XX – Fernanda Carvalho (UFMG)
Local: sala 3001
Coordenação: Iara Christina Silva Barroca (UFV)
A influência do feminismo na obra My father had a daughter: Judith Shakespeare’s Tale de Grace Tiffany – Aurea Santos (UESPI)
Borboletas e arranha-céus: picturalidade e visualidade em Clara and Mr. Tiffany – Miriam Vieira (UFMG)
O confinamento do corpo feminino nas obras Without a name e Butterfly burning, de Yvonne Vera – Maria Elizabeth Souto Maior Mendes (UFPA)
A formação de uma mulher de letras em Meu amigo Marcel Proust Romance – Tatiana Sena(UFMG)
A figura do vampiro em obras de escritoras do final do século XX – Fernanda Carvalho (UFMG)
Mesa 13: Leituras de Rachel de
Queiroz
Local: sala 2007
Coordenação: Rita de Cássia Silva Dionísio (Unimontes)
Rachel de Queiroz: poeta? Regionalista? Autoria feminina: leitura da representação da escrita feminina do século XX – Jeanne Cristina Barbosa Paganucci (UESB)
Uma imagem de mulher na prosa de ficção:O quinze – Edimara Santos(ESMAC)
A representação do feminino em Memorial de Maria Moura – Milena Santos de Jesus (Universidade Estadual de Santa Cruz)
Local: sala 2007
Coordenação: Rita de Cássia Silva Dionísio (Unimontes)
Rachel de Queiroz: poeta? Regionalista? Autoria feminina: leitura da representação da escrita feminina do século XX – Jeanne Cristina Barbosa Paganucci (UESB)
Uma imagem de mulher na prosa de ficção:O quinze – Edimara Santos(ESMAC)
A representação do feminino em Memorial de Maria Moura – Milena Santos de Jesus (Universidade Estadual de Santa Cruz)
Mesa 14: Reflexões sobre a escrita
feminina
Local: sala 2003
Coordenação: Claudia Maia (UFMG)
Ana Luisa de Azevedo Castro: a romancista e a formação do cânone – Paulo José Valente Barata (UEPA)
Lésbia: autora do seu destino, mulher de letras e história – Renata Maia (Unimontes)
A importância de Cecília Meireles como escritora no século XX – Emanuella Luchesy Cunha Silva (UFPI)
Lúcia Machado de Almeida: algumas recepções críticas – João Lúcio Xavier (UFMG)
O exílio de si: Zélia Gattai – Enói Maria Miranda Mendes (UFSJ)
Local: sala 2003
Coordenação: Claudia Maia (UFMG)
Ana Luisa de Azevedo Castro: a romancista e a formação do cânone – Paulo José Valente Barata (UEPA)
Lésbia: autora do seu destino, mulher de letras e história – Renata Maia (Unimontes)
A importância de Cecília Meireles como escritora no século XX – Emanuella Luchesy Cunha Silva (UFPI)
Lúcia Machado de Almeida: algumas recepções críticas – João Lúcio Xavier (UFMG)
O exílio de si: Zélia Gattai – Enói Maria Miranda Mendes (UFSJ)
Mesa 15: Jornalismo e crítica
literária
Local: sala 3002
Coordenação: Laile Ribeiro de Abreu (UFMG)
Objetividade no jornalismo? A batalha profissional de Martha Gellhorn – Maria Jandyra Cavalcanti Cunha (UnB) e
Hadassa Ester David (unB)
Local: sala 3002
Coordenação: Laile Ribeiro de Abreu (UFMG)
Objetividade no jornalismo? A batalha profissional de Martha Gellhorn – Maria Jandyra Cavalcanti Cunha (UnB) e
Hadassa Ester David (unB)
A presença de Jacinta Passos no
jornalismo baiano dos anos 1940: uma proposta de inserção do
público feminino na política? – Beatriz Azevedo da Silva e Nancy
Rita Ferreira Vieira (UFBA)
Mesa 16: Valores e sentidos na
poesia de autoria feminina contemporânea
Local: sala 4079
Coordenação: Kelen Benfenatti Paiva (IF Sudeste MG/UFMG)
Viagem em busca de si: Reflexões sobre a existência em Flor da morte, de Henriqueta Lisboa – Renata Maurício Sampaio (Unimontes/IF Norte de Minas)
Nos mastros do poema: a nação são-tomense na poesia de Conceição Lima – Assunção Silva (PUC-MG/ UEPI/UFPI)
A teus pés e a escrita de si: Ana Cristina Cesar ao nosso alcance – Carolinne Quintanilha Ornellas (UFES)
O mundo grita na escrevivência de Ana Cristina César – Imaculada Nascimento (UFMG)
Local: sala 4079
Coordenação: Kelen Benfenatti Paiva (IF Sudeste MG/UFMG)
Viagem em busca de si: Reflexões sobre a existência em Flor da morte, de Henriqueta Lisboa – Renata Maurício Sampaio (Unimontes/IF Norte de Minas)
Nos mastros do poema: a nação são-tomense na poesia de Conceição Lima – Assunção Silva (PUC-MG/ UEPI/UFPI)
A teus pés e a escrita de si: Ana Cristina Cesar ao nosso alcance – Carolinne Quintanilha Ornellas (UFES)
O mundo grita na escrevivência de Ana Cristina César – Imaculada Nascimento (UFMG)
Intervalo
16:00h às 17:30h – Sessões
simultâneas decomunicações
Mesa 17: Identidade, oralidade e
criação literária
Local: sala 4079
Coordenação: Vera Godoi (UNA/UFMG)
Entre a mensagem e a comunicação: A “oralitura” de Mãe Beata de Yemonjá – Pedro Henrique Souza da Silva (UFMG)
A voz da mulher e a aliança feminina – Danilla de Cássia Luz (Univ. Vale do Rio Verde)
Recordando a história de um povo: a memória identitária na poesia afro-brasileira contemporânea– Emilene Corrêa Souza (UFRGS)
Os causos que meus amigos contaram e penso, logo escrevo – Lucia Maria dos Santos
Local: sala 4079
Coordenação: Vera Godoi (UNA/UFMG)
Entre a mensagem e a comunicação: A “oralitura” de Mãe Beata de Yemonjá – Pedro Henrique Souza da Silva (UFMG)
A voz da mulher e a aliança feminina – Danilla de Cássia Luz (Univ. Vale do Rio Verde)
Recordando a história de um povo: a memória identitária na poesia afro-brasileira contemporânea– Emilene Corrêa Souza (UFRGS)
Os causos que meus amigos contaram e penso, logo escrevo – Lucia Maria dos Santos
Mesa 18: Relendo Clarice
Lispector
Local: Auditório 1007
Coordenação: Cristiane Felipe Ribeiro de Araújo Côrtes (CEFET-MG)
Abre Alas: Clarice Lispector, a tradução e ascensão – Mirian Freitas (UFF)
Clarice Lispector e a transfiguração da dor – Luiz Carlos Gonçalves Lopes (UFMG)
Entre o humano e o divino: uma leitura do conto “Melhor do que arder”, de Clarice Lispector – Patrícia Lopes da Silva (Unimontes)
Linguagem e desejo: o erotismo em “Cem anos de perdão”, de Clarice Lispector – Ana Caroline Barreto Neves (UFMG)
Ponciá Vicêncio e Macabéa: personagens femininas na diáspora brasileira – Rosilene Silva da Costa (UnB)
Local: Auditório 1007
Coordenação: Cristiane Felipe Ribeiro de Araújo Côrtes (CEFET-MG)
Abre Alas: Clarice Lispector, a tradução e ascensão – Mirian Freitas (UFF)
Clarice Lispector e a transfiguração da dor – Luiz Carlos Gonçalves Lopes (UFMG)
Entre o humano e o divino: uma leitura do conto “Melhor do que arder”, de Clarice Lispector – Patrícia Lopes da Silva (Unimontes)
Linguagem e desejo: o erotismo em “Cem anos de perdão”, de Clarice Lispector – Ana Caroline Barreto Neves (UFMG)
Ponciá Vicêncio e Macabéa: personagens femininas na diáspora brasileira – Rosilene Silva da Costa (UnB)
Mesa 19: Figurações do
cânone
Local: sala 3001
Coordenação: Marcelo Pereira Machado (UFJF)
Pertencente te carrego: dorso mutante, morte” – figurações da morte na poesia de Hilda Hilst – Patrícia Ribeiro (UFJF)
Como se fosse verdade a esperança: sobre as (im) possibilidades do amor nos Cantares, de Hilda Hilst – Igor dos Santos Alves (UFSJ)
Gótica heroína errante: Ciranda de Pedra e os meandros da tradição – Guilherme Copati (UFSJ)
A emergência do feminino em Nélida Piñon – Hilda Cordeiro (UFPB)
Proteger os normais dos monstros: a metáfora dos circos de horrores em Exílio, de Lya Luft – André Feitosa (UNIFEI)
Local: sala 3001
Coordenação: Marcelo Pereira Machado (UFJF)
Pertencente te carrego: dorso mutante, morte” – figurações da morte na poesia de Hilda Hilst – Patrícia Ribeiro (UFJF)
Como se fosse verdade a esperança: sobre as (im) possibilidades do amor nos Cantares, de Hilda Hilst – Igor dos Santos Alves (UFSJ)
Gótica heroína errante: Ciranda de Pedra e os meandros da tradição – Guilherme Copati (UFSJ)
A emergência do feminino em Nélida Piñon – Hilda Cordeiro (UFPB)
Proteger os normais dos monstros: a metáfora dos circos de horrores em Exílio, de Lya Luft – André Feitosa (UNIFEI)
Mesa 20: Representações do
feminino
Local sala 2007
Coordenação: Isabella Fernandes Pessoa (UFMG)
Elisa Lucinda e a representação do feminino – Joanna Nogueira(FIP-Moc)
Lençóis a contrapelo: performances da experiência em As filhas das lavadeiras, de Maria Helena Vargas da Silveira – Gustavo Bicalho (UFMG)
O feminino sob(re) uma sociedade masculina: musicais traços poéticos de Alice Ruiz – Robson Tinoco e Marília de Alexandria (UnB/UFG)
O discurso da alteridade na obra de Vanessa Bárbara – Arthur Tertuliano (UFP)
Local sala 2007
Coordenação: Isabella Fernandes Pessoa (UFMG)
Elisa Lucinda e a representação do feminino – Joanna Nogueira(FIP-Moc)
Lençóis a contrapelo: performances da experiência em As filhas das lavadeiras, de Maria Helena Vargas da Silveira – Gustavo Bicalho (UFMG)
O feminino sob(re) uma sociedade masculina: musicais traços poéticos de Alice Ruiz – Robson Tinoco e Marília de Alexandria (UnB/UFG)
O discurso da alteridade na obra de Vanessa Bárbara – Arthur Tertuliano (UFP)
Mesa 21: Autobiografia e memória
na literatura de autoria feminina
Local: sala 2003
Coordenação: Elisângela Lopes (UFMG)
A arte de ser feliz: vida como escrita e arte em Cecília Meireles – Danielle Morais Generoso (UFJF)
'Tudo é guardado no tempo': Nazinha Coutinho e a escrita de si – Patrícia Giselia Batista (Unimontes)
A escrita feminina em O retorno de Dulce, de Maria Cardoso – Ligia Maria Thomaz Bastos (UESPI)
Elementos autobiográficos no romance A imaginária, de Adalgisa Nery – Maria Isabel Bordini (UFPR)
Da letra à cena: Maria Lysia Corrêa de Araújo – Kelen Benfenatti Paiva (IF Sudeste de MG/UFMG)
Local: sala 2003
Coordenação: Elisângela Lopes (UFMG)
A arte de ser feliz: vida como escrita e arte em Cecília Meireles – Danielle Morais Generoso (UFJF)
'Tudo é guardado no tempo': Nazinha Coutinho e a escrita de si – Patrícia Giselia Batista (Unimontes)
A escrita feminina em O retorno de Dulce, de Maria Cardoso – Ligia Maria Thomaz Bastos (UESPI)
Elementos autobiográficos no romance A imaginária, de Adalgisa Nery – Maria Isabel Bordini (UFPR)
Da letra à cena: Maria Lysia Corrêa de Araújo – Kelen Benfenatti Paiva (IF Sudeste de MG/UFMG)
Mesa 22: Prosa de autoria feminina:
diferentes universos, diferentes experiências
Local: sala 3002
Coordenação: Luiz Carlos Lopes (CEFET-MG)
Angústia, de Amélia Beviláqua: representações femininas e ressonâncias memorialistas da Belle Époque carioca do início século XX – Algemira de Macedo Mendes (UESPI)
O diálogo entre literatura e religiosidade em A hora da estrela – Stefane Soares Pereira (UFJF)
Aspectos Memorialísticos e as Relações de Gênero em Mundos de Eufrásia, de Claudia Lage – Josefina Ferreira Gomes de Lima (UESPI)
Boca do inferno, de Ana Miranda, a saga de um errante – Lylia Cruz (UESPI)
Clarice e Ofélia em ‘A Legião Estrangeira’: um caso de neurose complementar – Carla Silva Machado e Carolina Alves Magaldi (UFJF)
Local: sala 3002
Coordenação: Luiz Carlos Lopes (CEFET-MG)
Angústia, de Amélia Beviláqua: representações femininas e ressonâncias memorialistas da Belle Époque carioca do início século XX – Algemira de Macedo Mendes (UESPI)
O diálogo entre literatura e religiosidade em A hora da estrela – Stefane Soares Pereira (UFJF)
Aspectos Memorialísticos e as Relações de Gênero em Mundos de Eufrásia, de Claudia Lage – Josefina Ferreira Gomes de Lima (UESPI)
Boca do inferno, de Ana Miranda, a saga de um errante – Lylia Cruz (UESPI)
Clarice e Ofélia em ‘A Legião Estrangeira’: um caso de neurose complementar – Carla Silva Machado e Carolina Alves Magaldi (UFJF)
17:30h às 18:30h – Minicursos
Leiturasda violência nos contos de Lygia Fagundes Telles – Prof. Carlos Magno Gomes (UFSE). Local: Auditório 1007
O conto brasileiro contemporâneo de autoria feminina – Profas. Maria do Rosário Alves Pereira (UFMG) e Iara Barroca (UFV). Local: sala 2007
Escritoras (Afro) Brasileiras: silenciamento, diálogo e autonomia – Profas. Aline Arruda (IFSULDEMINAS/UFMG) e Elisângela Lopes (UFMG/PUC-Minas). Local: sala 3001
Intervalo
19:00h às 21:00h – Mesa Temática
sobre Maria José de Queiroz
Local: Auditório 2001
Coordenação: Suênio Campos de Lucena (UNEB)
Amor cruel, amor vingador: eis o enigma – Maria Lúcia Barbosa (UFMG)
Documentário: Maria José de Queiroz: artesã da palavra – Lyslei Nascimento e Lesle Nascimento (UFMG)
Local: Auditório 2001
Coordenação: Suênio Campos de Lucena (UNEB)
Amor cruel, amor vingador: eis o enigma – Maria Lúcia Barbosa (UFMG)
Documentário: Maria José de Queiroz: artesã da palavra – Lyslei Nascimento e Lesle Nascimento (UFMG)
Sorteio de livros.
20 de abril de 2013 – Sábado
Local: Auditório 2001
09:00h às 10:30h –Depoimento da escritora Elizete Lisboa
Coordenação: Vera Godoi (UNA/UFMG)
10:45h às 12:00h – Depoimento da
escritora Conceição Evaristo
Coordenação: Constância Lima Duarte (UFMG)
Coordenação: Constância Lima Duarte (UFMG)
12:00 às 13:00hEntrega
de certificados.
Sessão de autógrafos
Sorteio de livros
Encerramento.
Comentários
Postar um comentário