ÁFRICA É HOMENAGEADA EM SOLENIDADE DE BATISMO DE VIADUTOS EM BH

Senegal, Angola, República do Congo e Moçambique dão nome a quatro viadutos da avenida Antônio Carlos

O prefeito Marcio Lacerda participou no sábado, dia 28, da solenidade que marcou a nomeação de quatro viadutos da avenida Antônio Carlos que homenageiam os países africanos Senegal, Angola, República do Congo e Moçambique. A denominação dos viadutos foi determinada pela lei 10.137, sancionada em 21 de março de 2011, Dia Mundial de Luta Contra a Discriminação Racial.
A cerimônia começou com um café da manhã do Mercado da Lagoinha (avenida Antônio Carlos, 821, bairro São Cristóvão), que contou com a apresentação do Coral Agbara – Vozes d’África, que interpretou músicas africanas e dança. “Milhares de pessoas vão passar aqui todos os dias e poderão reconhecer o nome dos países de onde boa parte dos nossos ascendentes vieram. É apenas um pequeno passo, mas temos o compromisso de continuar esta celebração das origens e do resgate da nossa dignidade e da nossa auto estima”, disse o prefeito.
Um cortejo com bandeiras dos países homenageados percorreu a passarela do viaduto que foi denominado Angola, em frente ao Conjunto IAPI, ao som do batuque do grupo Meninos do Morro, da Pedreira Prado Lopes. Todas as placas de denominação continham trechos do poema “A Canção do Africano”, de Castro Alves, como este, que está gravado em uma placa no viaduto Angola: “O sol faz lá tudo em fogo/Faz em brasa toda a areia/Ninguém sabe como é belo/Ver de tarde a papa-ceia!” (foto ao lado).
Além de Marcio Lacerda, estiveram presentes autoridades como Ibrahim Gaye, cônsul honorário da República do Senegal em Belo Horizonte, Maria do Carmo Ferreira da Silva, assessora de Assuntos Corporativos da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, os secretários municipais de Políticas Sociais, Jorge Nahas, de Serviços Urbanos, Pier Senesi, e o secretário municipal adjunto de Relações Internacionais, Ro­drigo Perpétuo, além de representantes do movimento negro.

Os viadutos batizados na avenida Antônio Carlos

Senegal, entre a rua Elias Mussi Abuid e a avenida Antônio Carlos
Angola, entre a rua Gonçalo Alves e a avenida Antônio Carlos
República do Congo, entre a rua Serra Negra e a avenida Antônio Carlos
Moçambique, entre a rua Paranaíba e a rua dos Operários

Fonte:  http://portal6.pbh.gov.br/dom/iniciaEdicao.do?method=DetalheArtigo&pk=1059080



Crédito: Alberto Lima






















Comentários