ANÁLISE SOBRE CONTRIBUIÇÃO DO NÚCLEO DE ESTUDOS DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE


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Sinopse

Este estudo objetivou identificar e compreender as estratégias metodológicas utilizadas pelo Núcleo de Estudos das Relações Étnico-raciais da Regional Leste pertencente à Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte/MG. Buscou-se fortalecer e ampliar as discussões sobre a educação das relações étnico-raciais em formato de gestão compartilhada como estratégia de formação continuada de professores nas esferas políticas e sociais. É no contexto de efervescência de políticas de governo, que objetivam a promoção da igualdade racial na cidade de Belo Horizonte, que esta pesquisa se insere e se torna relevante, dentro e fora da universidade.

O ineditismo da investigação e as contribuições que o estudo traz para os campos da formação docente, infâncias/educação infantil e relações étnico-raciais, são os pontos fortes do trabalho.

Dentre os resultados encontrados, destacam-se os conhecimentos e os saberes que emergem das práticas formativas vivenciadas. Neste processo, as africanidades brasileiras foram colocadas em evidência e orientaram as estratégias metodológicas de formação. Também, o trabalho coletivo e colaborativo como princípios de organização das formações docentes que se estruturam em rede, sendo parte, também, dos resultados encontrados.

Para baixar: https://www.editoraescolacidada.com.br/2022/07/mulheres-aguas-e-suas-sabencas-no.html

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