Lei 11.645/08 - 2019 - Ano Internacional das Línguas Indígenas


Prezado/a professor/a e prezado/a educador/a.


A história dos povos indígenas no Brasil é complexa e vasta. Há o legado da colonização que eliminou culturas inteiras de forma violenta e sistemática, bem como as histórias de sobrevivência, fortaleza e profunda conexão com o meio ambiente e com outras culturas. Como professores/as e educadores/as, precisamos compreender que a história indígena não começa nem termina com nenhuma dessas histórias.

Postaremos, ao longo do ano, textos e indicações de sites que poderão contribuir para a implementação da Lei nº 11.645/08, que de forma assertiva tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Indígenas.


Boa leitura!


2019 - Ano Internacional das Línguas Indígenas
O Ano Internacional das Línguas Indígenas (International Year of Indigenous languages – IYIL2019) será comemorado pela UNESCO e seus parceiros ao longo do ano de 2019.

A UNESCO lançou um site exclusivo para o IYIL2019, que contribuirá para a conscientização da necessidade urgente de se preservar, revitalizar e promover as línguas indígenas no mundo. Atualmente, existem por volta de 6 a 7 mil línguas no mundo. Cerca de 97% da população mundial fala somente 4% dessas línguas, e somente 3% das pessoas do mundo falam 96% de todas as línguas existentes. A grande maioria dessas línguas, faladas sobretudo por povos indígenas, continuarão a desaparecer em um ritmo alarmante. Sem a medida adequada para tratar dessa questão, mais línguas irão se perder, e a história, as tradições e a memória associadas a elas provocarão uma considerável redução da rica tapeçaria de diversidade linguística em todo o mundo.

No site oficial do Ano Internacional, todos os envolvidos e interessados podem encontrar informações sobre os planos para celebrar o Ano Internacional, bem como as ações e as medidas a serem tomadas pelas agências das Nações Unidas, os governos, as organizações dos povos indígenas, a sociedade civil, a academia, os setores público e privado, e outras entidades interessadas.

Além disso, ao longo de 2019, o site incluirá um calendário de eventos, um espaço para a colaboração dos parceiros, acesso a recursos em formatos de vídeo, áudio, imagem e texto, bem como informações sobre as diversas modalidades de parceria e apoio. Os usuários poderão saber sobre os eventos em suas respectivas regiões, descobrir como participar, contribuir e aproveitar da rica variedade de atividades.

Se inscreva no site e faça parte dessa iniciativa mundial.
Site oficial do IYIL2019 (em inglês): https://en.iyil2019.org/

 
Fonte: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/prizes-and-celebrations/2019-international-year-of-indigenous-languages/ - Acessado em 01/04/2019

Comentários