II JORNADA INTERDISCIPLINAR SOBRE O ENSINO DA HISTÓRIA DO HOLOCAUSTO E EM DEFESA DA DEMOCRACIA E CIDADANIA EM BELO HORIZONTE
Em tempos de Bullying
e racismos
educar para diversidade se faz necessário, porém, é
fundamental reconhecer que educar para diversidade não é exatamente
uma novidade nos debates teóricos da Educação e ainda assim
continua sendo um dos maiores desafios na atualidade.
Mudam-se os tempos, mas
apreender e apreender sobre a diferença, sobre o que foge ao padrão,
sobre o desvendar o outro com humildade e respeito ainda é difícil
e muito mal resolvido no processo educativo.
Lidar com a diferença,
no cenário educacional exige que se pense o diferente. A temática
da diversidade, portanto, deve ser tratada em todos os setores onde
se impera a atividade educativa, isto é, desde o currículo, que diz
respeito ao planejamento e ao escrito, até o currículo oculto,
aquele que é imposto enquanto prática, mas não está colocado de
forma explícita à prática escolar.
O que se espera da
Educação é que não se contemple só uma única cultura dominante,
mas que se faça uma aproximação com a própria realidade social
que é marcada pela presença de grupos sócio-étnicos-culturais
diversos, no sentido de romper com o monoculturalismo, ainda hoje
muito presente na Escola e preparar o indivíduo para lidar com o
diferente com tolerância e sem preconceito.
A pluriculturalidade, já
aparece na Constituição Federal e na LDB como um reconhecimento das
culturas diferentes e assim já expressa à percepção da diferença
no processo social e educativo. O que falta então? Falta ampliar o
debate da diferença com a promoção do diálogo com o diferente e
compreender a importância deste diálogo na inclusão dos diferentes
grupos no espaço escolar.
A Interculturalidade vê
a diferença como interveniente na Educação e isso significa que a
diferença faz parte do processo educativo e deve ser vista como um
problema na e da Educação. O termo Interculturalidade
representa assim o avanço pois inclui o COMO LIDAR com a
diferença e não só mais percebê-la. É necessário pensar em como
lidar com as culturas e etnias para o reconhecimento e formação de
uma sociedade pluricultural, mais tolerante e melhor para se viver.
A II
Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino da História do
Holocausto em Defesa da Democracia e Cidadania – Educação para
Diversidade abre o diálogo para pensar as diferenças, buscando encontrar caminhos éticos para,
além de dar visibilidade, promover o diálogo para uma proposta
inclusiva da Educação.
Sejam bem- vindos!
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Comissão
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