II JORNADA INTERDISCIPLINAR SOBRE O ENSINO DA HISTÓRIA DO HOLOCAUSTO E EM DEFESA DA DEMOCRACIA E CIDADANIA EM BELO HORIZONTE

Em tempos de Bullying e racismos educar para diversidade se faz necessário, porém, é fundamental reconhecer que educar para diversidade não é exatamente uma novidade nos debates teóricos da Educação e ainda assim continua sendo um dos maiores desafios na atualidade.
Mudam-se os tempos, mas apreender e apreender sobre a diferença, sobre o que foge ao padrão, sobre o desvendar o outro com humildade e respeito ainda é difícil e muito mal resolvido no processo educativo.
Lidar com a diferença, no cenário educacional exige que se pense o diferente. A temática da diversidade, portanto, deve ser tratada em todos os setores onde se impera a atividade educativa, isto é, desde o currículo, que diz respeito ao planejamento e ao escrito, até o currículo oculto, aquele que é imposto enquanto prática, mas não está colocado de forma explícita à prática escolar.
O que se espera da Educação é que não se contemple só uma única cultura dominante, mas que se faça uma aproximação com a própria realidade social que é marcada pela presença de grupos sócio-étnicos-culturais diversos, no sentido de romper com o monoculturalismo, ainda hoje muito presente na Escola e preparar o indivíduo para lidar com o diferente com tolerância e sem preconceito.
A pluriculturalidade, já aparece na Constituição Federal e na LDB como um reconhecimento das culturas diferentes e assim já expressa à percepção da diferença no processo social e educativo. O que falta então? Falta ampliar o debate da diferença com a promoção do diálogo com o diferente e compreender a importância deste diálogo na inclusão dos diferentes grupos no espaço escolar.
 A Interculturalidade vê a diferença como interveniente na Educação e isso significa que a diferença faz parte do processo educativo e deve ser vista como um problema na e da Educação. O termo Interculturalidade representa assim o avanço pois inclui o COMO LIDAR com a diferença e não só mais percebê-la. É necessário pensar em como lidar com as culturas e etnias para o reconhecimento e formação de uma sociedade pluricultural, mais tolerante e melhor para se viver.
A II Jornada Interdisciplinar sobre o Ensino da História do Holocausto em Defesa da Democracia e Cidadania – Educação para Diversidade abre o diálogo para pensar as diferenças, buscando encontrar caminhos éticos para, além de dar visibilidade, promover o diálogo para uma proposta inclusiva da Educação. 

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