Reunião da Rede Educar para a Igualdade Étnico-Racial - Grupo de BH


A Prefeitura de Belo Horizonte vem realizando ações de promoção de direitos, prevenção aos maus tratos e enfrentamento a situações de discriminação com o propósito de fomentar uma mudança de atitude em toda a sociedade e principalmente nas instituições educacionais, no que diz respeito ao combate ao racismo e outras formas de segregação. 

Com o objetivo de fortalecer a Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial, promover a educação das relações étnico-raciais, dar visibilidade a Década dos Afrodescendentes e garantir a inclusão da História e Cultura Africana e Afro-brasileira nas propostas curriculares da rede própria e conveniada, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Museu de Artes e Ofícios e o Instituto Cultural  Casarão das Artes têm a honra de convidar o(a)s profissionais da Educação Infantil para o 1º Encontro da Rede Educar pela Igualdade Étnico-racial na Educação Infantil/Grupo de BH, no ano de 2015.

A Rede Nacional Educar para a Igualdade Étnico-racial surgiu a partir da proposta do Ministério da Educação/MEC e da mobilização do Centro de Estudo das Relações de Trabalho e Desigualdade/CEERT para articular grupos de professore(a)s e pesquisadore(a)s interessado(a)s nos temas diversidade e relações étnico-raciais, com ênfase nas práticas pedagógicas e de gestão na Educação Infantil. Atualmente, essa articulação tem se dado no ambiente virtual http://educarparaaigualdadeetnicoracial.ning.com/. Em Belo Horizonte, optou-se por promover anualmente três encontros presenciais por ano, com a finalidade de divulgar e fortalecer esse espaço.

Em 2015, os encontros ocorrerão nos dias:
21/03/2015  Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial
29/08/2015 - Semana da Educação Infantil
21/11/2015 - Mês da Consciência Negra

Agenda março - Programação 



Roda de Conversa "Território e Identidades".
Data: 21/03/2015.
Horário: 9h30 às 12h30.
Local - Museu de Artes e Ofícios.
Obs.: Café coletivo.

Programação
9h30 - Credenciamento e acolhimento. - 
9h50  - Exploração Dona Cristina perdeu a Memória - Museu de Artes e Ofícios
            Informações sobre o Museu de Artes e Ofícios
            Visita Mediada
10h30 - Lanche - Espaço Educativo
10h45 - Arte e Cultura na Ciranda da Infância  - Marcial Ávila e Wellison Pimenta - Instituto Cultural Casarão das Artes. 
11h45 - Racismo, essa pauta é nossa - Núcleo de Relações Étnico-Raciais/GAPE/SMED.
12h20 - Encerramento.

Documentos:

Parecer CME/BH Nº 025/2015 - Para acessar, clique aqui.
Resolução CME/BH Nº 001/2015*Fixa normas para o funcionamento de instituições de educação infantil do Sistema Municipal de Ensino de Belo Horizonte (SME/BH). - Para acessar, clique aqui.

Comentários