ENCONTRO DE MUNICÍPIOS – 2015

Pela terceira vez, representantes dos municípios de Nova Lima, Belo Horizonte e Contagem reuniram-se para debater a política de promoção da igualdade racial na educação e planejar ações conjuntas, visando o efetivo cumprimento das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08. 

O primeiro encontro ocorreu no Dia da África (25/05/2014) e foi sediado pela Casa África (Belo Horioznte). O evento integrou a programação da Semana da Unidade Africana. O evento contou com a presença de El Hadji Amadou Niang, Embaixador, do Cônsul Honorário do Senegal de Senegal Ibrahima Gaye e da Srª Macaé Evaristo, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação

O segundo encontro,  "História e Cultura Negra e Indígena na Educação - ações, desafios e demandas", ocorreu no dia 24 de outubro de 2014 e contou com o apoio do Instituto Cultural Casarão das Artes (Belo Horizonte), que sediou o evento. Para esse encontro foram especialmente convidados da membros da Associação Ébano – Movimento de Consciência Negra de Nova Lima. O evento contou com a presença da Srª Macaé Evaristo, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação, que fez uma exposição sobre o Plano Nacional de Educação, numa Roda de Conversa

O terceiro encontro (Roda de Conversa), ocorreu na tarde do sábado 07/08/2015, no espaço da Editora Mazza, no bairro Pompeia, em Belo Horizonte. O evento, que integrou a programação Canjerê, promovida pelo Instituto Cultural Casarão das Artes e atraiu representantes de diversas entidades, estudiosos da questão, ativistas  e artistas; todos engajados na luta contra o preconceito, o racismo institucional e em busca de ações que viabilizam cada vez mais a aplicação da lei 10.639/03 nas escolas. 

Dentre os assuntos discutidos, destacaram-se quais tem sido as ações efetivas de aplicação da lei nas escolas. Alguns dizem perceber uma ausência do trabalho dessa temática nas escolas públicas e ressaltam os impedimentos burocráticos, que levam à necessidade de uma reestruturação das políticas públicas para a promoção da igualdade racial.

Iara Félix Viana, Superintendente de Modalidades e Temáticas Especiais de Ensino da Secretaria Estadual de Educação, apresentou algumas metas e apontamentos para a promoção da igualdade étnico-racial e implementação das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08. Destacou dentre as metas a formação para os profissionais da educação a criação de um grupo técnico de apoio às ações do Estado.

Os representantes do Núcleo de Educação Étnico-racial de Nova Lima (Marlene e Jane Márcia) e do Núcleo de Relações Étnico-Raciais de Belo Horizonte (Mara Evaristo, Rodrigo Marçal e Valdete Barbosa) relataram sobre os avanços da política municipal de promoção da igualdade racial, os Grupos Gestores de Promoção da Igualdade Racial em Belo Horizonte e as desafios atuais em relação ao racismo institucional.

Nila Rodrigues Barbosa, representante da Secretaria Adjunta de Direitos de Cidadania/Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial informou sobre  a atuação da Coordenadoria e apresentou o Programa de Certificação em Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Belo Horizonte.
Para mais informações sobre o programa, clique aqui.


A Srª. Benilda Brito, da Rede Mulheres Negras de Minas Gerais  anunciou a Marcha das Mulheres Negras de Minas Gerais contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver, que ocorrerá no dia 13 de maio em Belo Horizonte.

 




Para mais informações sobre a Marcha, clique aqui.



 




O Sr. Marcos Cardoso, filósofo e militante do Movimento Negro apresentou a Década Internacional dos Afrodescendentes destacando  a diáspora africana, a valorização da cultura negra, o desenvolvimento econômico, a sustentabilidade considerando os genocídios atuais (juventude negra) e os territórios étnico-culturais - quilombos.

Para mais informações sobre a Década Internacional dos Afrodescendentes, clique aqui




A proposta para elaboração de uma agenda comum entre os municípios foi adiada para garantir ampla participação dos presentes, que contribuíram com indicação de prioridades. Ficou apontado que a próxima reunião será em Nova Lima, momento no qual um cronograma de ações será construído.

A Roda de Conversa foi encerrada por Dona Efigênia Pimenta, militante histórica do Movimento Negro, que falou do seu envolvimento na luta contra o racismo e o preconceito desde a sua juventude. Demonstrou tamanha satisfação em estar no evento, emocionando a todos com suas palavras.

O encontro foi encerrado com poesia, dança e boa música!

Abaixo, registros da atividade:

Crédito Jane Marcia Diniz

Crédito Jane Marcia Diniz

Crédito Jane Marcia Diniz

Crédito Jane Marcia Diniz

Crédito Jane Marcia Diniz

Crédito Jane Marcia Diniz

Crédito Jane Marcia Diniz

Adicionar legenda

Crédito Jane Marcia Diniz

Crédito Jane Marcia Diniz

Crédito Jane Marcia Diniz

Crédito Jane Marcia Diniz

Crédito Jane Marcia Diniz

Crédito Rodrigo Marçal
Crédito Solange Brito

Crédito Solange Brito

Crédito Solange Brito

Crédito Solange Brito

Crédito Solange Brito

Crédito Solange Brito

Comentários