No dia 23 de maio, no Centro de Arte Popular (CAP), os Núcleos de Relações Énico-Raciais e Gênero e Diversidade Sexual, realizaram a primeira das sete formações do Território Negro - 2013, referentes ao Laboratório de Aprendizagem - Diversidade e Educação- que é uma das ações do Projeto 3º Ciclo Sujeitos & Práticas.
O Projeto tem como objetivo subsidiar as escolas para implementação das proposições Curriculares Municipais e potencializar suas ações de intervenção pedagógica. O Território Negro tem como finalidade favorecer a aproximação e o diálogo das escolas com espaços museológicos da cidade, de modo a possibilitar a apropriação de conhecimentos acerca das culturas africana e afro-brasileira, de suas histórias, suas produções intelectuais, científicas, tecnológicas e estéticas, e suas formas de organização social. O Território tem, ainda, como ponto de partida, atividades pedagógicas interdisciplinares e o desvelar da memória social e coletiva do Brasil, que é um país multicultural e pluriétnico.
O Projeto tem como objetivo subsidiar as escolas para implementação das proposições Curriculares Municipais e potencializar suas ações de intervenção pedagógica. O Território Negro tem como finalidade favorecer a aproximação e o diálogo das escolas com espaços museológicos da cidade, de modo a possibilitar a apropriação de conhecimentos acerca das culturas africana e afro-brasileira, de suas histórias, suas produções intelectuais, científicas, tecnológicas e estéticas, e suas formas de organização social. O Território tem, ainda, como ponto de partida, atividades pedagógicas interdisciplinares e o desvelar da memória social e coletiva do Brasil, que é um país multicultural e pluriétnico.
Os espaços museológicos podem se transformar em lugares de memória que, pelo poder de representação que encenam, por vezes, reproduzem uma memória social coletiva que refletem ideias de hegemonia entre povos e culturas. O Percurso História de Mulheres procura uma aproximação entre a temática de gênero, a educação e o acervo de espaços museológicos da cidade, com a finalidade de aguçar o olhar de professores e estudantes para a história das mulheres e subsidiar o trabalho sobre relações de gênero nas escolas. Pretende-se, por meio dessa ação, promover a valorização do papel da mulher na economia, na política, nas ciências e tecnologias, nas artes, na literatura e nas relações de trabalho da sociedade brasileira, bem como construir uma estratégia de suporte para a política pública da SMED de promoção da igualdade nas relações de gênero.
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