A importância da Literatura Afro-Brasileira na Escola e Letramento: Perspectivas das relações étnico-raciais e diversidade



A  Secretaria Municipal de Educação, por meio da Gerência de Coordenação Pedagógica e de Formação, convida para a Mesa de Debate - "A importância da Literatura Afro-Brasileira na Escola e Letramento: Perspectivas das relações étnico-raciais e diversidade". A Mesa será no dia 21, às 14h, no auditório Paulo Freire, rua Carangola, 288, 8° andar, Santo Antônio.

O objetivo do evento é propiciar aos participantes melhor compreensão acerca da potencialidade da literatura, e em especial da literatura afro-brasileira, como instrumento possibilitador de letramento literário. Intenta-se ainda apresentar possibilidades de práticas letradas que conformam a realidade brasileira e confrontam as grandes desigualdades existentes entre grupos.  A exposição do tema será com o professor doutor Eduardo de Assis Duarte (professor aposentado da FALE/UFMG), e com a pesquisadora e escriotra Ana Lúcia Silva Souza, sob a mediação da professora e membro do Núcleo de Relações Étnico-Raciais e de Gênero/SMED, Rosália Diogo.

A Secretaria Municipal de Educação tem envidado esforços constantes para valorizar as contribuições da história e cultura africana e afro-brasileira, bem como ampliar os  olhares para a construção de escolas inclusivas, abertas às diferenças e à igualdade de oportunidades para todas as pessoas.

Comentários