Debate-papo na Educação 2012


Dando sequência às atividades do Debate-papo na Educação 2012, vimos convidá-lo(a) para os eventos do mês de abril. Confira e participe!

No dia 16 de abril (segunda-feira), das 15 às 17 horas, na SMED/PBH, o tema do Fórum de Ensino de Leitura será Escrita e emancipação feminina: a trajetória de escritoras negras. Nossos convidados para o debate são: Rosália Estelita Diogo, integrante do Núcleo de Relações Étnico-Raciais e de Gênero da SMED, doutoranda em Letras/Literatura pela PUC-Minas; e Luiz Henrique Silva de Oliveira, diretor da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de BH, Doutorando em Literatura Comparada e Mestre em Teoria da Literatura, pela UFMG. A escritora moçambicana Paulina Chiziane, indaga: "será que escrevendo livros, estou a contribuir para o desenvolvimento da mulher e da sociedade?”. É uma pergunta provocante sobre a qual refletiremos no Fórum. Será que a escrita contribui - e de que forma - para o processo emancipatório de mulheres e para a necessária mudança de paradigmas sociais e de gênero? A partir dessas questões, Rosália apresentará um diálogo entre as produções literárias de Paulina Chiziane e Conceição Evaristo, uma moçambicana e outra brasileira, ambas negras, de origem humilde, que, poeticamente e com sensibilidade, apresentam as tensões, angústias, desejos e realizações de mulheres negras afro-brasileiras. Como estudioso da Literatura afro-brasileira e integrante do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade/FALE/UFMG, Luiz Henrique enriquecerá nosso debate, trazendo à tona questões que se somam a essas na delicada trama entre escrita e sociedade.
No dia 30 de abril (segunda-feira), das 15 às 17 horas, na SMED/PBH, no Videodebate, acompanharemos a história do menino Josué em busca de suas origens e seu passado, com a exibição do longa-metragem Central do Brasil. Dora (Fernanda Montenegro) escreve cartas para analfabetos na Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Nos relatos que ela ouve e transcreve, surge um panorama da população migrante brasileira, que busca manter os laços com os parentes. Josué (Vinicius de Oliveira) tem 9 anos e o sonho de encontrar o pai que nunca conheceu. Após a morte da mãe, na saída da estação, e sem ninguém a quem recorrer, ele volta a procurar Dora, na esperança de obter ajudar. Muito a contragosto, mas motivada por razões pessoais, Dora viaja com o garoto para o interior do nordeste. O filme realiza uma viagem ao coração do Brasil e, à medida que esses personagens tão diferentes se aproximam, realiza também uma viagem profunda ao coração de cada um deles.
Contamos com sua participação e sua valiosa ajuda na divulgação do evento. Em anexo, o cartaz de divulgação dos debates de março e o cartaz com o cronograma anual de debates. Sinta-se à vontade para divulgá-los.
OBSERVAÇÃO: no dia 16/04, no Fórum de Ensino de Leitura, o tema será o mesmo do dia 12/03, que não aconteceu, por motivo de força maior.

Detalhes sobre os debates:
ENTRADA FRANCA; EMISSÃO DE CERTIFICADO; NÃO É NECESSÁRIO FAZER INSCRIÇÃO PRÉVIA.FÓRUM DE ENSINO DE LEITURA: parceria com a Associação Cultural Teia de Textos
VIDEODEBATE: parceria com o Núcleo de Relações Étnico-Raciais e de Gênero/SMED

Para mais informações, entre em contato com a coordenação do Programa de Bibliotecas/SMED:
programadebibliotecas@pbh.gov.br.

Agradecemos-lhe a colaboração, ficando na expectativa de sua presença.

Comentários