Histórico


ATIVIDADES REALIZADAS EM 2006/2007/2008

Plenária de constituição do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial de Minas Gerais no auditório da Secretaria Municipal de Políticas Sociais , entidade voltada para a articulação e definição de políticas públicas comprometidas com a implementação da Lei 10639/03 na área da educação e cultura, no processo ensino-aprendizagem em toda a rede pública e privada do estado de Minas Gerais.
Diretriz Construir possibilidades concretas para garantir a eqüidade racial e de gênero e o direito a uma educação de qualidade com aprendizagem para todos/as. Objetivos *Ampliar e aprofundar as discussões sobre eqüidade racial e de gênero retomando a centralidade do sujeito (indivisível) e a perspectiva dos direitos humanos. *Articular “promoção da eqüidade” com “aprendizagem”. *Inserir, nas discussões sobre ciclos e currículos, a perspectiva da educação para as relações étnico-raciais, de gênero e sexualidade. *Ampliar a quantidade de interlocutores/as com as temáticas deste Núcleo Estratégias de Ação *Formação no interior das escolas contemplando profissionais e estudantes *Kits de Literatura Afro-Brasileira *Construção de subsídios para mensurar impactos quantitativos e qualitativos das ações voltadas para promoção da eqüidade racial e de gênero *Grupos de Trabalho (GT) e Seminários com especialistas *Mostras de Literatura Afro-Brasileira *Publicações de diferentes formatos *Articulações com outras Secretarias Municipais e Estaduais *Articulação com Núcleo de Alfabetização e Mobilização Social da GCPF/SMED


RESENHAS E LIVROS DOS KITS DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA 2005/2006




Sessão comentada do FILME: "AS FILHAS DO VENTO"
O diretor do filme - Joel Zito participou de uma sessão comentada de seu filme no auditório do Museu Inimá de Paula. O público, constituído por educadores da RME, debateu questões como racismo, preconceito, feminino, história, memória, cultura, relações sociais e família.



DIVULGAÇÃO DE CURSO DE EXTENSÃO:


GRUPO ARUANDA OFERECE OFICINA DE FOLCLORE O Grupo Folclórico Aruanda é uma instituição cultural fundada em 1960, que nasceu de um desejo de manter vivas as raízes culturais de nosso povo através da pesquisa e da divulgação de manifestações populares de todo o Brasil, no que se refere à música e à dança folclóricas. O Aruanda, que vem levando, a quase meio século de existência, a riqueza do Folclore a cidades de Minas Gerais, a outros estados e, eventualmente, ao exterior, executa também um projeto inovador, que tem como objetivo principal introduzir o Folclore no dia-a-dia das escolas públicas, através da realização de Oficinas de Folclore. Atendendo a diversos pedidos realizaremos outra oficina este mês, através do projeto “Aruanda EnCanta e Dança na Cidade”, oferecendo a 25 professores das escolas públicas municipais e demais interessados, a oportunidade de participarem gratuitamente desta próxima oficina. Esse projeto é realizado com os benefícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.


LANÇAMENTO DE LIVROS: O evento de lançamento dos três livros na SMED no dia 13 de maio foi um sucesso! Muitos convidados/as, professores/as e autores/as dos livros, apresentação artística, coquetel de contraternização, sorteio de brindes, tarde de autógrafos e muito mais. Obrigado a todos/as que colaboraram para o sucesso do evento. Mesa de abertura com convidadas, pesquisadoras e autoras dos livros:


”IGUALDADES DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA – POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003”, é fruto de uma pesquisa realizada em parceria com o Ceert,o Ceafro e o Movimento Interfóruns de Educação Infantil no Brasil e o Núcleo de Relações Étnico-Raciais e de Gênero da SMED-BH.

“LIVROS E CARTAS COMO UM PRESENTE”, contém as resenhas dos livros do 3º Kit/2007 enviados às Escolas. Inúmeros educadores da RME foram convidados a ler os livros que integraram o 3º Kit de Literatura Afro-Brasileira e escrever cartas indicando os mesmos para amigos, familiares e colegas de trabalho. Emoção, arte, sensibilidade, história e memória foram alguns dos argumentos usados pelos autores para produzir essa coletânea ao mesmo tempo pedagógica e psicológica como suporte e ferramenta de combate a todas as formas de preconceito nos espaços de convivência escolar.




9° Encontro das Literaturas 11 a 16 de novembro de 2008 - Chevrolet Hall



Curso de Formação : Relações Étnico-Raciais e Educação - História e Cultura Afro-Brasileira e Africana Carga Horária : 120 horas Público alvo : Professores da RME Período do curso : Abril a Outubro de 2007 Financiamento: FNDE Periodicidade : Toda as quintas feiras e alguns sábados Conteúdos disciplinares: * Estudos Introdutórios à Historia da Àfrica - Prof. Edson Borges * Cultura Afro-Brasileira Movimentos de Resistência - Prof. Marco Antônio Cardoso, Profª Dóris e Profª Maria Aparecida da Silva * Teorias Racistas, Ações Afirmativas, Relações Étnico-Raciais e Educação - Prof. Marcus Vinícius Fonseca, Profª Azoilda Loretto e Profª Vera Lopes. Seminários : Matrizes Culturais Africanas e Relatos de Experiências de escolas da RME Certificação : Ao final do curso, todos/as os/as partipantes deverão elaborar individualmente um projeto de intervenção no coletivo escolar sobre a temática étnico-racial. Sendo os projetos aprovados pelo Núcleo de Relações Étnico-Raciais e de Gênero/GCPF/SMED, serão emitidos os certificados de participação Oficinas : "Livro de Pano" e "Bonecas marcadoras de livros"





VIII SIMPÓSIO - REDES TRANSNACIONAIS ANTI-RACISMO NO ATLÂNTICO NEGRO Dia 19/11 - Plenário JK Palestrantes: Prof. Macaé Maria Evaristo - Secretária Adjunta de Educação Dra. Eneida Pereira dos Santos - PUC Minas Dr. Paris Yeros - PUC Minas Relato de experiências E. M. Dinorah Magalhães


VII SIMPÓSIO - RAÇA, COR E ETNIA
 
Simpósio : "Culturas Rurais e Urbanas" Câmara Municipal de BH Plenário Aminthas de Barros Dia 22/10 às 14h00 Professor Ricardo Ribeiro (PUC/MG) Frei Célio de Pádua Garcia(PUC/MG) Professor Paulo Roberto da Costa ( SMED/PBH) CURSO: Religiões Africanas e Indígenas na Cultura Brasileira 
TRADIÇÃO E MEMÓRIA NO MUNDO GLOBALIZADO 24 de Setembro - 14h Plenário JK na Câmara Municipal de BH CONVIDADOS/AS: Professora Odete Semedo (Guiné-Bissau) Bernardo Novais da Mata Machado (FMC/PBH) Carlinos de Oxossi (Grupo Fala Tambor) Mayrce Terezinha da Silva Freitas (SMED/Núcleo de Educação Infantil) Débora Barbosa da Silva Franca (Educadora Infantil da UMEI Granja de Freitas)


 
V Simpósio Raça, Cor e Etnia nas Literaturas Brasileiras e Africanas da Língua Portuguesa 20 de agosto - Câmara Municipal de BH Escritoras convidadas: Conceição Evaristo (Rio de Janeiro) Heloísa Pires de lima (São Paulo) Luisa Coelho (Angola) Relato de experiência: Grupo de Estudos da Diversidade - GERED Barreiro





Simpósio e oficinas: No dia 26 de março de 2008 aconteceu, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, a abertura do Projeto Raça, Cor e Etnia na Cultura/Literatura promovido pela PUC Minas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Fundação Municipal de Cultura e a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte. O Projeto tem como proposta mapear as representações imaginárias de negros e mestiços presentes nas culturas/literaturas brasileira e africanas de língua portuguesa e evidenciar as relações de exclusão/inclusão, os processos de produção material e cultural, as redes de mercado, as migrações de pessoas, culturas e idéias, e as formas de resistência que se agenciam nos espaços subalternos, urbanos e rurais, que demarcam os lugares de circulação dos negros e da diáspora negro no mundo atlântico. Com este projeto espera-se contribuir para a formação de massa crítica sobre a questão racial, a interação entre academia e sociedade no debate sobre o racismo e o anti-racismo no mundo atlântico bem como refletir sobre as relações entre as culturas brasileira e africana e estimulara implantação da Lei 10639/03. O Projeto será desenvolvido no período de março a novembro de 2008 e consistirá de simpósios mensais – que abrirão o debate sobre determinado tema -, minicursos para aprofundamento dos temas dirigido a profissionais da educação de Belo Horizonte e outros interessados, oficinas para agentes culturais e exposições itinerantes.


Grupo de Estudos  "Diversidade" do Barreiro


As ações de formação desenvolvidas pelo Grupo de Estudos têm sido coordenadas pelo Núcleo de Relações Étnico-Raciais e pela Gerência Regional de Educação. Essas ações têm procurado dialogar com intelectuais que têm uma história de comprometimento com aluta contra a desigualdade racial. Entre estes/as companheiros podemos citar as professoras Benilda Brito, Rosa Margarida, Denilson Tourinho, Marcos Cardoso, Rosália Diogo e tantos outros/as que, nesses três anos, contribuíram para que os/as profissionais da educação do Barreiro se instrumentalizassem teoricamente para desenvolverem uma prática de combate ao racismo no interior das escolas. Constituído, em sua maioria, por auxiliares de biblioteca, o Grupo de Estudos Diversidade transformou-se em uma experiência inédita na Rede Municipal de Belo Horizonte. Em junho de 2005 foi realizada a primeira reunião com bibliotecários e auxiliares de biblioteca para levantamento de dados e constituição do Grupo de Estudos. Estiveram presentes representantes de vinte e uma escolas, representando quase que 80% das escolas da regional Barreiro. Essa presença significativa demonstrou o interesse pela temática e a necessidade de aprofundar o estudo do tema. As ações desenvolvidas pelos profissionais das bibliotecas variam bastante, apresentando uma grande riqueza tanto na forma quanto no conteúdo. Uma das principais ações foi a realização de atividades com estudantes e professores visando divulgar, dentro da escola, o kit de literatura afro-brasileira. A trajetória do Grupo de Estudos “Diversidade”, do Barreiro, aponta para a assertividade deste tipo de ação enquanto potencialização de pessoas e grupos que se propõem a contribuir para a superação do racismo e do preconceito racial.











EQUIPE 2007 Patrícia Maria de Souza Santana (coordenadora), Maria do Carmo Barbosa Galdino, Maria das Mercês Vieira da Cunha, Rita de Cássia Nascimento Barbosa, Cláudio Eduardo Resende Alves











EQUIPE 2008 Maria do Carmo Barbosa Galdino (coordenadora) Maria da Consolação Martins Saraiva, Maria de Fátima Gomes, Maria das Mercês Vieira da Cunha, Cláudio Eduardo Resende Alves e Paulo Roberto da Costa

Comentários