Negro Feminismo




Fonte: A Mulher Negra e o Feminismo (Facebook )
______________________________________________________



Nós Deveríamos Todos Ser Feministas Chimamanda Ngozi Adichie para TEDxEuston


_____________________________________________________________________________________
Registro de Lamparina Filmes - Negoativo Berimbrown Ramon Lopes da Marcha das Mulheres Negras de Minas Gerais. A Marcha foi marcante, agregadora e inesquecível e o registro: perfeito. 

______________________________________________________________________________

Livro - Dossiê Mulheres Negras 

Este Dossiê Mulheres Negras: retrato das condições de vida das mulheres negras no Brasil é um desdobramento do Retrato das desigualdades, a partir do olhar de jovens pesquisadoras, elas mesmas representantes dos processos recentes de inserção da pessoa negra em diversas áreas da vida social. Trata-se de uma rica análise que se coaduna com os esforços do governo federal para responder às demandas deste novo tempo. Os dados estatísticos apresentados evidenciam a articulação das desigualdades de gênero e raciais no contexto da educação superior, do mercado de trabalho e renda, assim como em relação à pobreza, ao acesso a bens, à exclusão digital e à violência. Estas dimensões articulam-se com a situação de classe, geracional, regional, e com a dinâmica temporal destes fenômenos na realidade brasileira. Desta forma, é possível viabilizar os mecanismos que permitem a conformação desta perversa distribuição desigual socioeconômica, cultural e política. Esta publicação vem somar-se aos esforços da ONU Mulheres em promover a igualdade de gênero, raça e etnia e o empoderamento das mulheres no país.
Fonte: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/3039
Para acessar, clique aqui






Mobilização: 
1 - Postagens do blog
http://etnicogenero.blogspot.com.br/2015/02/marcha-das-mulheres-negras-2015.html

2 - Site da Marchahttp://www.2015marchamulheresnegras.com.br/

3 - Facebook Nzinga - Grupo mobilizador de Belo Horizontehttps://www.facebook.com/profile.php?id=100007537129134&fref=photo

________________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________
Indicação de textos


Claudia de Lima Costa
Universidade Federal de Santa Catarina

Toward a Decolonial Feminism 
María Lugones
University of New York

Bell Hooks

Blogueiras Negras

Indicação de filmes



Direção: Steven Spielberg
Roteiro: Alice Walker (romance), Menno Meyjes (roteiro)
Gênero: Drama
Origem: Estados Unidos
Duração: 154 minutos
Tipo: Longa-metragem

Sinopse

Em 1906, em uma pequena cidade da Georgia, sul dos Estados Unidos, a quase adolescente Celie, violentada pelo próprio pai, torna-se mãe de duas crianças. Separada dos filhos, Celie é doada à Mister, que a trata como companheira e escrava ao mesmo tempo. Cada vez mais calada e solitária, Celie passa a compartilhar sua tristeza em carta.

Fonte: http://www.cineplayers.com/filme/a-cor-purpura/1007






Gênero: Drama
Direção: Tate Taylor
Roteiro: Tate Taylor

Elenco: Ahna O'Reilly, Allison Janney, Amy Beckwith, Anna Camp, Anna Jennings, Ashley Johnson, Aunjanue Ellis, Becky Fly, Brian Kerwin, Bryce Dallas Howard, CarolSutton, Charles Cooper, Chris Lowell, Cicely Tyson, Cleta Elaine Ellington, Coyt Bailey, Dana Ivey, David Oyelowo, Diana Cooper, DonBrock, Eleanor Henry, Elizabeth Smith, Emma Henry, Emma Stone, Florence 'Flo'Roach, Henry Carpenter, Jessica Chastain, JohnTaylor, Kathryn Ursy, Kelsey Scot, LaChanze, Lauren Miller, Leslie Jordan, Mary Steenburgen, Mary Taylor Killebrew, Mike Vogel, Millicent

Sinopse

Jackson, pequena cidade no estado do Mississipi, anos 60. Skeeter (Emma Stone) é uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark (Viola Davis), a emprega da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista, o que desagrada a sociedade como um todo. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões.

Fonte: http://www.cineclick.com.br/historias-cruzadas

Comentários