Colóquio Afrodescendência e Educação

Por ocasião da Década dos Afrodescendentes e em celebração ao Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Fundação Roberto Marinho/Canal Futura, realizou no dia 20 de março, o Colóquio Educação e Afrodescendência e entrega do Kit A Cor da Cultura III Edição.

O evento teve como objetivos:
- Fortalecer a política municipal de promoção da igualdade racial.
- Promover a educação das relações étnico-raciais.
- Garantir a inclusão da História e Cultura Africana e Afro-brasileira nas propostas curriculares da rede própria e conveniada.


Programação:
Clip “10.639 razões e 11.645 motivos nos unem na Década dos Afrodescendentes” - Núcleo de Relações étnico-Raciais
Para acessar, clique aqui.

Mesa Redonda “Afrodescendência e Educação -  Território e Literatura”
Profª Drª. Silvaní Valentim - Chefe do Departamento de Educação/Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação/ Núcleo de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros
Srª Maria Lecy Santos - Chefe da Administração/Museu Histórico Abílio Barreto / MHAB
Profª  Madu Costa - Escritora e Arte-educadora
Prof. Hamilton Viana -  Professor da Rede Municipal de Belo Horizonte e Betim, Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública/Gerência de Avaliação de Políticas Educacionais- GAPED

Cerimônia de entrega do Kit a Cor da Cultura
Sueli Baliza - Secretária Municipal  de Educação 
Rosa Vani Pereira- Gerente de Articulação da Política Educacional Rosa Vani 
Vanessa Beco - Futura - Mobilização Comunitária/RegionaL


Registros:
"Hoje, entregando o kit "A Cor da Cultura" - "um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira. O projeto tem realizado produtos audiovisuais, ações culturais e coletivas que visam práticas positivas, valorizando a história deste segmento sob um ponto de vista afirmativo."
A condução das atividades é do Núcleo de Relações Étnico-Raciais da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, que tem realizado um importante trabalho no que se refere às políticas educacionais afirmativas de valorização das diversidades e superação da desigualdade étnico-racial."
Sueli Baliza


" Trata-se de importante projeto e o material maravilhoso! É a Secretaria de Educação na luta pela superação das desigualdades, discriminação e preconceitos por meio de ações de formação."
Taite Vovo

Fonte: Facebook
https://www.facebook.com/suelibaliza/posts/919229238109994?pnref=story - Acessado em 23/03/2015

















Comentários