Reunião da Rede Educar para a Igualdade Étnico-racial na Educação Infantil - Grupo de BH


 

 A Rede Educar para a Igualdade Racial congrega docentes, especialistas e pessoas interessadas na implementação de práticas que contemplem a diversidade étnica e de gênero na educação. O Encontro nacional e ocorreu dias 9 e 10 de julho de 2009. Houve o lançamento oficial do ambiente virtual da Rede Educar e a apresentação da primeira versão do Guia pedagógico para análise crítica de representantes do Ministério da Educação, SECAD (Secretaria de Educação Continuada e Diversidade), UNESCO, UNICEF, Banco Real, Secretarias de Educação do Município de São Paulo, GSP e interior do estado. O Banco Real, apoiador do Prêmio Educar para a Igualdade Racial, também enviou representante. Durante dois dias, educadores(as) e especialistas compartilharam expectativas e delinearam estratégias para que o Guia sirva como norte a professores(as) e gestores(as) da Educação Infantil.

Em Belo Horizonte, um grupo de professores tem mantido uma agenda anual com o propósito de:
- Dar visibilidade e fortalecer a Rede Nacional;
- Fortalecer e ampliar o debate sobre a importância da atuação docente na perspectiva da promoção da igualdade racial;
- Divulgar experiências de êxito na Educação para a promoção da igualdade étnico-raciale e para a inserção de História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena na Educação Infantil, com especial atenção para os povos indígenas, ciganos e quilombolas da cidade de Belo Horizonte.
- Disponibilizar acervo digital referente à legislação educacional brasileira, às diretrizes curriculares para a educação das relações étnico raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileiras, História e Cultura Indígenas e História e Cultura dos povos africanos e de seus descendentes presentes nas diásporas. 
- Mobilizar a população para a defesa de instituições educacionais comprometidas com o combate racismo e outras discriminações.

Junte-se a nós e participe dessa ação.















Comentários