CICLO DE DEBATES PARA EDUCADORES DA EJA

Nos dias 15 e 22 de junho de 2012, o Núcleo de Relações Étncio-Raciais e de Gênero em parceria com o NEJA - Núcleo da Educação de Jovens e Adultos realizaram a 1ª edição do Ciclo de Debates para educadores da EJA da RME sobre a temática "Relações de Gênero no currículo da EJA".

Foram convidadas duas professoras para ministrarem palestras e dividirem suas experiências como pesquisadoras acadêmicas no campo da educação de jovens e adultos. A professora Doutora em Linguística Kassandra Muniz da UFOP que discorreu sobre gênero, sexo, educação e preconceito nos espaços de convivência escolar; e a professora Mestre Floricena Carneiro que apresentou sua pesquisa de mestrado defendida na UEMG sobre o trabalho de mulheres na construção civil no projeto Vila Viva da região centro-sul de BH.

O público de 400 educadores da EJA e suas respectivas equipes regionais de todas as 9 Gerências Municipais de Educação se dividiram regionalmente entre dois espaços da cidade de forma a facilitar o acesso e a participação dos mesmos no evento. Um dos espaços foi o CAD 1 - Centro de Atividades Didáticas do Campus da UFMG na Pampulha e o outro espaço foi o IEMG - Instituo de Educação de Minas Gerais.

Em um ano em que a Educação de Jovens e Adultos da cidade discute e elabora suas proposições curriculares, nada mais oportuno do que repensar como as relações de gênero e seus desdobramentos (sexismo, discriminação, heteronormatividade, violência, direitos sexuais e reprodutivos, racismo e homofobia) estão institucionalizados no currículo e na prática pedagógica do corpo docente e propor políticas públicas de garantia da equidade de gênero nas escolas municipais.



Comentários