2016
Formação - Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil.
1º Encontro - 22/03/2013
Local - SMED/BH
Para acessar a apresentação, clique aqui.
_______________________________________________________
Como trabalhar as relações raciais na pré-escola - Acesse uma reportagem muito interessante na revista Escola da Editora Abril, clicando aqui.
Formação - Relações Étnico-Raciais na Educação Infantil.
1º Encontro - 22/03/2013
Local - SMED/BH
1º encontro |
Para acessar a apresentação, clique aqui.
_______________________________________________________
Como trabalhar as relações raciais na pré-escola - Acesse uma reportagem muito interessante na revista Escola da Editora Abril, clicando aqui.
_________________________________________________________________________
PBH/SMED na Década dos Afrodescendentes - Educação Infantil
Temporada FAN -
_________________________________________________________________________
PBH/SMED na Década dos Afrodescendentes - Educação Infantil
Temporada FAN -
Informações, clique aqui.
_____________________________________________________________________
História e Cultura Africana e Afro-Brasileira na Educação Infantil
Para acessar, clique aqui.
_____________________________________________________________________
Educação infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais - Para acessar, clique aqui.
Este
livro, desenvolvido no âmbito do Projeto Formação da Rede em Prol
da Igualdade Racial, em parceria com UFSCar e COEDI/SEB/MEC,
afigura-se como ferramenta potencialmente útil para o trabalho de
elaboração de conteúdos de práticas pedagógicas promotoras da
igualdade na educação infantil. Mas é igualmente verdadeiro que
ele descortina alguns dos principais desafios que temos pela frente,
em termos de maior conhecimento da temática e de necessidade de
aprofundamento de análises e proposições.
Nossa
esperança e nosso alento são que as ricas reflexões que a
publicação encerra sirvam de ponto de partida para o aprofundamento
da agenda de pesquisa e especialmente da agenda de formulação e
execução de políticas educacionais cotidianamente comprometidas
com a igualdade pedagógica, a igualdade de acesso e de permanência
exitosa para todas as crianças brasileiras, sejam elas negras,
brancas, indígenas, quilombolas, do campo ou da cidade.
_______________________
Revista Educação Infantil e práticas promotoras de igualdade racial - Para acessar, clique aqui.
Este material resulta de intervenções em situações reais, na quais todos os sujeitos envolvidos, equipe gestora, professores e especialistas puderam refletir, cada qual em seu campo de atuação, sobre como as práticas pedagógicas na Educação Infantil podem promover a igualdade racial. Esse processo resultou em momentos de revisão de muitas atividades, da organização do tempo e de espaço e também das ações de gestão.
A produção deste material teve a colaboração de diferentes instituições: do Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação Básica e Coordenação de Educação Infantil, da Universidade Federal de São Carlos, por meio do Núcelo de Estudos Afro-brasileiros, do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades e do Instituto Avisa Lá – Formação Continuada de Educadores.
O objetivo deste material é apoiar os profissionais de Educação Infantil e as Secretarias de Educação a implementar o Art. 7, inciso V, das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil, que indica que as propostas pedagógicas dessa etapa devem estar comprometidas com o rompimento de relações de dominação etnicorracial. O material compõe-se deste documento e de quatro vídeos compilados em um DVD, que apresentam experiências desenvolvidas em duas unidades educativas.
Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12579:educacao-infantil - acessado em 10/08/2015.
_______________________________________
Para acessar as Proposições Curriculares, acesse:
Proposições Curriculares da Educação Infantil - vol I - PBH
Proposições Curriculares da Educação Infantil - Vol II - PBH
_________________________________________
Semana da Educação Infantil - 2013
Rede Nacional Educar para a Igualdade Étnico-Racial na Educação Infantil
Encontro do Grupo de BH -
Local - Centro de Arte Popular CEMIG
Data: 31/08/2014
________________________________________________________________
________________________________________________________________
_________________________
Rede Nacional Educar para a Igualdade Étnico-Racial
na Educação Infantil
Ações em Belo Horizonte
_____________________________________________________________________
História e Cultura Africana e Afro-Brasileira na Educação Infantil
Para acessar, clique aqui.
_____________________________________________________________________
Educação infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais - Para acessar, clique aqui.
Este
livro, desenvolvido no âmbito do Projeto Formação da Rede em Prol
da Igualdade Racial, em parceria com UFSCar e COEDI/SEB/MEC,
afigura-se como ferramenta potencialmente útil para o trabalho de
elaboração de conteúdos de práticas pedagógicas promotoras da
igualdade na educação infantil. Mas é igualmente verdadeiro que
ele descortina alguns dos principais desafios que temos pela frente,
em termos de maior conhecimento da temática e de necessidade de
aprofundamento de análises e proposições.
Nossa esperança e nosso alento são que as ricas reflexões que a publicação encerra sirvam de ponto de partida para o aprofundamento da agenda de pesquisa e especialmente da agenda de formulação e execução de políticas educacionais cotidianamente comprometidas com a igualdade pedagógica, a igualdade de acesso e de permanência exitosa para todas as crianças brasileiras, sejam elas negras, brancas, indígenas, quilombolas, do campo ou da cidade.
Revista Educação Infantil e práticas promotoras de igualdade racial - Para acessar, clique aqui.
Este material resulta de intervenções em situações reais, na quais todos os sujeitos envolvidos, equipe gestora, professores e especialistas puderam refletir, cada qual em seu campo de atuação, sobre como as práticas pedagógicas na Educação Infantil podem promover a igualdade racial. Esse processo resultou em momentos de revisão de muitas atividades, da organização do tempo e de espaço e também das ações de gestão.
A produção deste material teve a colaboração de diferentes instituições: do Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação Básica e Coordenação de Educação Infantil, da Universidade Federal de São Carlos, por meio do Núcelo de Estudos Afro-brasileiros, do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades e do Instituto Avisa Lá – Formação Continuada de Educadores.
O objetivo deste material é apoiar os profissionais de Educação Infantil e as Secretarias de Educação a implementar o Art. 7, inciso V, das Diretrizes Curriculares da Educação Infantil, que indica que as propostas pedagógicas dessa etapa devem estar comprometidas com o rompimento de relações de dominação etnicorracial. O material compõe-se deste documento e de quatro vídeos compilados em um DVD, que apresentam experiências desenvolvidas em duas unidades educativas.
Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=12579:educacao-infantil - acessado em 10/08/2015.
_______________________________________ Para acessar as Proposições Curriculares, acesse:
Proposições Curriculares da Educação Infantil - vol I - PBH
Proposições Curriculares da Educação Infantil - Vol II - PBH
_________________________________________
Semana da Educação Infantil - 2013
Rede Nacional Educar para a Igualdade Étnico-Racial na Educação Infantil
Encontro do Grupo de BH -
Local - Centro de Arte Popular CEMIG
Data: 31/08/2014
________________________________________________________________
_________________________
Rede Nacional Educar para a Igualdade Étnico-Racial
A Rede Educar para a Igualdade Racial congrega docentes, especialistas e pessoas interessadas na implementação de práticas que contemplem a diversidade étnica e de gênero na educação. O Encontro Nacional e ocorreu dias 9 e 10 de julho de 2009. Durante o encontro houve o lançamento oficial do ambiente virtual da Rede Educar e a apresentação da primeira versão do Guia pedagógico para análise crítica de representantes do Ministério da Educação, SECAD (Secretaria de Educação Continuada e Diversidade), UNESCO, UNICEF, Banco Real, Secretarias de Educação do Município de São Paulo, GSP e interior do estado. O Banco Real, apoiador do Prêmio Educar para a Igualdade Racial, também enviou representante. Durante dois dias, educadores(as) e especialistas compartilharam expectativas e delinearam estratégias para que o Guia sirva como norte a professores(as) e gestores(as) da Educação Infantil.
A ideia da criação de uma rede de educadores interessados nos temas diversidade e relações étnico-raciais, com ênfase nas práticas pedagógicas e de gestão escolar ganhou força no Ceert, após quatro edições do Prêmio Educar para Igualdade Racial.
Objetivos:
• Fortalecer e ampliar o debate sobre a educação para a igualdade étnico-racial.
• Divulgar experiências de êxito em educação para a promoção da igualdade étnico-racial.
• Disponibilizar acervo digital referente à legislação educacional brasileira, às Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, História e Cultura Africana e da Diáspora Negra.
• Promover encontros entre professore(a)s e interessado(a)s numa mobilização nacional para fortalecer a Política de Promoção da Igualdade Étnico-Racial na Educação Infantil.
Fonte: http://www.ceert.org.br/
Para acessar a página da Rede Nacional de Promoção da Igualdade Étnico-Racial, acesse aqui
________________________________________________________________________
2004
________________________________________________________________________
2004
Comentários
Postar um comentário